D. Leo Jun Ikenaga, arcebispo de Osaka e presidente da Conferência Episcopal Nipónica, escreveu uma mensagem a propósito do evento conhecido como “Dez Dias pela Paz”, que coincide com o aniversário dos bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki (6 de agosto de 1945).
A mensagem convida os católicos do Japão a refletirem sobre a paz, a rezar e agir em prol dela em todas as dioceses do país, de 6 a 15 de agosto. Dom Lei Jun recorda também as mais de vinte mil vítimas do terramoto e do maremoto que atingiram o nordeste do país em março passado. E pede aos japoneses que rezem por todos os que sobreviveram mas perderam parentes, amigos, trabalho, casa e tudo o que tinham construído durante as suas vidas.
No documento, publicado no site da Conferência episcopal japonesa , o arcebispo demonstra sensibilidade pedindo orações também pelas pessoas que ainda vivem na angústia por causa das fugas radioativas, já que as estruturas da central nuclear de Fukushima ficaram danificadas em consequência do impacto do tsunami.
Outro tema abordado na mensagem é o 30º aniversário da visita apostólica ao Japão do Beato Papa João Paulo II. Naquela ocasião, o Papa foi a Hiroshima e lançou um apelo a favor da união do povo japonês em busca da paz.
Concluindo o documento, Dom Leo Jun recorda que a iniciativa dos dez dias pela paz começa no aniversário dos bombardeamentos s atómicos e termina no dia em que se comemora o fim da II Guerra Mundial.
Rádio Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário