Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 9 de julho de 2011

Jornal do Vaticano entrevista o Arcebispo de Los Angeles: “Não devemos ter medo de viver a fé”

O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) apresenta em sua edição de 9 de julho uma entrevista-perfil do novo Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), D. José H. Gómez, na qual destaca sua especial preocupação pelos hispânicos, sua profunda humildade e sua dedicação pastoral na maior diocese do país.

A reportagem realizada durante a recente visita do Arcebispo a Roma para receber o pálio Arcebispal das mãos do Papa Bento XVI, ressalta que D. Gomez "é muito apreciado por seu papel no cuidado pastoral dos imigrantes, um setor da sociedade que ele considera, em certo sentido, ‘o futuro da Igreja Católica nos Estados Unidos’".

Depois de recordar que Dom Gómez é membro fundador da Catholic Association for Latino Leaders (CALL) e presidente do Comitê para a Integração e do Subcomité para a Igreja na América Latina na Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, o jornal perguntou ao Prelado pelas prioridades de seu ministério.

O Arcebispo disse que "a educação católica, a boa formação na fé, na doutrina, é algo vital neste momento" e ressaltou que também encontrou inspiração para seu trabalho nas paróquias de Los Angeles "que estão realmente vivas, compostas de fiéis ativos, assentados no Evangelho".

Sobre a necessidade de educar na fé, D. Gómez quem tem a responsabilidade do cuidado pastoral de 5 milhões de católicos, disse que "a formação deriva, em primeiro lugar, da Igreja, do Evangelho, mas também dos leigos, da reciprocidade na vida quotidiana, nas escolas, nas atividades desportivas".

"Em todos os contextos têm uma bela mensagem a ser compartilhada para o bem comum. Não devemos ter medo de compartilhá-la porque isto melhorará as condições de nossa sociedade", acrescentou.

"Um dos meus desejos é fazer que os católicos compreendam também como é importante para eles participar do debate público", acrescentou.

LOR cita o professor John Cavadini, diretor do Instituto para a vida eclesiástica na Universidade de Notre Dame e consultor do Comité sobre a Doutrina da Fé da USCCB, quem elogiou D. Gómez por defender os valores da tradição católica.

"Ele faz isto - assinala Cavadini – mostrando acima de tudo seu amor, o amor pela fé e o lugar real da formação. Ele mostra aos outros seu amor pela fé e os ensina a transmiti-lo".

"Lembro que uma vez estava sentado perto dele, no almoço, durante uma sessão do comité (de Doutrina da Fé). Levantei-me para tomar um café e quando voltei vi que alguém tinha levado os pratos usados e, além disso, serviram alguns doces para mim. Quem o fez? Ninguém mais ninguém menos que um Arcebispo!" relata Cavadini.

Cavadini ressalta que "D. Gómez tem uma profunda sensibilidade pastoral. Sua solicitude para os católicos hispânicos não é só de caráter político. Seu interesse é autêntico e busca protegê-los e ajudá-los em sua vida quotidiana, formando-os na fé, conservando a riqueza de suas tradições, protegendo sua vida familiar".

O Arcebispo disse ao LOR que encontrou a fé "em casa" já que "meus pais a transmitiram a mim e às minhas irmãs. Sobre tudo acredito que é o mérito do meu pai".

D. Gómez compartilhou a experiência de ver sua mãe gravemente doente e o seu pai rezar por ela na Missa à qual começou a assistir diariamente.

A formação, explicou o Arcebispo de Los Angeles, "começa verdadeiramente na família, que é o lugar de onde vêm as vocações. Tudo começa ali. Por esta razão não deveríamos ter medo de viver a fé. Não sabemos qual efeito terá nas pessoas, em particular nas nossas crianças".

(Fonte: ACI Digital)

Sem comentários: