Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Bragança: Novo bispo com mensagem de esperança

O novo bispo da diocese católica de Bragança-Miranda, padre José Manuel Cordeiro, disse hoje ter a intenção de levar uma mensagem de “esperança” à diocese do nordeste transmontano.

“Encaro com esperança esta nova vida, este novo ministério, que é uma grande mudança”, referiu à Agência ECCLESIA aquele que vai ser, aos 44 anos de idade, o mais jovem membro do episcopado português, depois do anúncio público da decisão de Bento XVI, esta manhã.

“O facto de ser o mais novo é um ato de confiança e também de coragem do Santo Padre”, acrescenta.

No regresso às “belas terras transmontanas”, o sacerdote da diocese de Bragança-Miranda fala num misto de “temor e tremor, esperança e confiança”.

O atual reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, foi escolhido para suceder a D. António Montes Moreira, que a 30 de abril de 2010 completara 75 anos, limite de idade estabelecido pelo Direito Canónico para apresentação da resignação.

O padre José Manuel Cordeiro foi ordenado sacerdote para a diocese de Bragança-Miranda a 16 de junho de 1991, tendo sido vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 2001 e 2005, ano em que foi nomeado reitor do mesmo estabelecimento, cargo que ocupa até hoje.

Estes dez anos longe de Portugal não significam, segundo o futuro bispo, um desconhecimento da realidade que vai encontrar.

“Desde o início, ficou definido que pelo menos três vezes ao ano iria até à diocese, o que me permitiu um acompanhamento e um conhecimento continuado da realidade da diocese de Bragança-Miranda”, refere o padre José Manuel Cordeiro, lembrando ainda vários serviços como retiros e conferências.

Por outro lado, este responsável sublinha que a ida a Roma de bispos e padres de Portugal permitia “um acompanhamento quotidiano da realidade portuguesa”.

A diocese, localizada 520 km a nordeste de Lisboa, tem 6545 quilómetros quadrados de superfície e registou uma população de 136 459 habitantes, segundo os resultados preliminares do Censos 2011.

“Na nossa realidade do nordeste transmontano, com essa diminuição da população e também com a fuga dos melhores para a procura de outras realidade e outras possibilidades, é difícil congregar, trabalhar, mas eu acredito muito nas pessoas e, de um modo especial, no presbitério [conjunto de padres da diocese]”, indica.

O futuro bispo promete estar atento à situação social, com a certeza de que “os momentos de crise podem ser momentos de purificação, de confronto, de reencontro”.

“Proponho usar a esperança, penso que não podemos ficar passivos, a contemplar a crise, temos de ser protagonistas da história e eu disponho-me a isso, a ser um servidor da esperança e colaborador da alegria, sobretudo com os mais jovens”, conclui.

O padre José Manuel Cordeiro nasceu a 29 de maio de 1967 em Angola, Vila Nova de Seles, Luanda, tendo vindo para Portugal em 1975 com a família.

OC


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: