Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Já leu este livro? – “Sussurros: A Vida Privada na Rússia de Estaline” de Orlando Figes

Autor do aclamado A tragédia de um povo, escolhido pelo jornal The New York Times como um dos livros mais importantes de 1997, Orlando Figes explora, em SUSSURROS, pela primeira vez e com profundidade, a influência da ditadura de Stalin na vida pessoal e familiar dos soviéticos. Como eles viviam? Que tipo de vida privada era possível nos apartamentos comunais abarrotados, onde toda conversa podia ser ouvida? Quais as estratégias de sobrevivência, amizades, traições, concessões e acomodações morais que moldaram milhões de vidas?
De todos os períodos obscuros da história russa, talvez um dos mais negros tenha sido a era de Estaline. Aos milhões de mortos pela fome e pela guerra somam-se outros tantos que pereceram sob a brutal máquina repressiva soviética. Estimativas mostram que cerca de 25 milhões de pessoas foram oprimidas pelo regime soviético entre 1928, quando Estaline assumiu a liderança do partido, e 1953, ano de sua morte. Vítimas até recentemente ignoradas. Em SUSSURROS, Orlando Figes, autor do aclamado A tragédia de um povo – escolhido como livro do ano pelo New York Times-, reconstrói as experiências de quem sobreviveu ao terror.

Neste trabalho vigoroso e fundamental, Orlando Figes conta os bastidores de um dos mais importantes momentos políticos dos tempos modernos. E entra no território inexplorado das vidas privadas durante aqueles anos terríveis, tomando como base o trabalho de uma extensa equipe de investigadores. Durante anos, estes desenterraram cartas, fotografias, diários e documentos privados. Além de consultarem vários arquivos abertos quando da queda da URSS, entrevistaram centenas de sobreviventes. São histórias dolorosas, repletas de esperanças, medos e desapontamentos.
Em cada família, foram feitas longas entrevistas com os parentes mais velhos, capazes de explicar o contexto dos documentos e situá-los na história não contada da família. Esses materiais foram reunidos em um arquivo especial, que representa uma das maiores colecções de documentos sobre a vida privada no período de Estaline. Como resultado, Figes desvela uma sociedade que não ousava falar em voz alta. Uma sociedade dividida entre os que sussurravam para escapar da prisão e os que entre sussurros delatavam a outros.
SUSSURROS é o primeiro livro a explorar com profundidade a influência de Estaline na vida pessoal e familiar dos russos. Como o povo soviético conduzia sua vida privada durante o governo de Estaline? O que as pessoas realmente pensavam e sentiam? Que tipo de quotidiano era possível nos apartamentos comunais abarrotados, onde quartos eram divididos por uma família inteira? O que significava a vida privada quando o Estado controlava quase todos os aspectos dela por meio da legislação, da vigilância e da ideologia? As respostas estão neste livro comovente e necessário. A melhor homenagem às vidas destruídas por Estaline.
Orlando Figes é professor de História em Birkbeck College, University of London. Nascido em Londres em 1959, ele fez a graduação em Cambridge. É autor de outros livros sobre a história da Rússia, incluindo A tragédia de um povo, que recebeu o Wolfson Prize, o NCR Book Award, o W.H. Smith Literary Award, o Longman/History Today Book Prize e o Los Angeles Times Book Prize. Seus livros foram traduzidos para mais de 20 línguas. 
(Fonte: blogue brasileiro ‘Vida Universitária’ em http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=68303)

Sem comentários: