Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Bispo tradicionalista rejeita reconciliação com Roma

Um dos quatro bispos da Sociedade de São Pio X, que reúne os católicos tradicionalistas seguidores do arcebispo Marcel Lefebvre e que se encontra em situação de ruptura com Roma, declarou recentemente a sua recusa a uma reunificação com o Vaticano. 

Numa homilia proferida no Domingo da Santíssima Trindade, o bispo Bernard Tissier de Mallerais comparou a luta dos tradicionalistas à resistência contra heresias antigas e disse que era cedo para aceitar qualquer reintegração. 

Referindo-se a grandes heresias do passado da Igreja, o bispo tradicionalista afirmou que “a história mostra-nos que as longas crises da Igreja duram 70 anos, o Arianismo, o Grande Cisma. Por isso, a crise conciliar provavelmente durará cerca de 70 anos. Isso significa que temos de esperar mais 30”. 

Mais à frente o bispo dá a entender que os tradicionalistas devem esperar que toda a Igreja Católica se “converta” dos seus erros, antes de aceitar regressar a Roma e indica que isso está ainda longe de acontecer: “Se ao menos pudéssemos dizer que os conciliaristas se estão a converter – mas isso simplesmente não é verdade. Nem um, nem em Roma nem nas dioceses, nenhum deles se está a converter”. 

A Sociedade de São Pio X entrou em ruptura com Roma quando o seu fundador, o arcebispo Marcel Lefebvre, ordenou quatro bispos sem autorização de João Paulo II. Os cinco foram automaticamente excomungados pela sua acção. 

Os membros da SSPX rejeitam algumas das reformas e dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, incluindo as alterações à liturgia e a aceitação do ecumenismo, diálogo inter-religioso e liberdade religiosa. 

Em 2009, como gesto de boa vontade, Bento XVI levantou as excomunhões dos quatro bispos ordenados por Lefebvre, que entretanto já tinha morrido. 

A SSPX, pela voz do seu superior-geral, o bispo Bernard Fellay, tem estado em conversações com Roma para chegar a uma reconciliação. É sabido que o Vaticano enviou para os tradicionalistas um “preâmbulo doutrinal”, cujo texto é confidencial, e que, após algumas modificações, foi aceite por Fellay. Espera-se agora que Bento XVI proponha uma estrutura autónoma na Igreja para os tradicionalistas, o que poderá estar iminente. 

Contudo, recentemente emergiu uma carta pessoal, assinada pelos restantes três bispos ordenados por Lefebvre em 1988, incluindo Tissier de Mallerais, a pedir a Fellay que não aceite qualquer proposta de Roma, indicando a existência de divisões internas na sociedade. 

Numa frase que parece aludir ao tal “preâmbulo doutrinal”, Mallerais advertiu agora na sua homilia: “Devemos recusar textos ambíguos, continuar a condenar o erro e professar correctamente a fé católica. A crise do concílio está em força, devemos ser firmes a condenar os erros do Concílio”. 

Embora uma reunificação entre Roma e a Sociedade pareça estar cada vez mais próxima, também se vai tornando claro que pelo menos dois dos bispos tradicionalistas, eventualmente três, ficarão de fora de qualquer acordo. O Vaticano também o deu a entender quando disse que em caso de se confirmar a reunificação, o estatuto dos bispos da sociedade será analisada caso a caso.

(Fonte: RR online)

Sem comentários: