Em vista da beatificação de João Paulo II (a 1 de Maio próximo), a Rádio Vaticano e o Centro Televisivo Vaticano (CTV) apresentaram algumas iniciativas em que põem à disposição uma ampla variedade de material de documentação. Tanto em Facebook, como em YouTube, foi criada uma nova página Web, do Vaticano, dedicada ao Papa Wojtyla.
No YouTube encontra-se activa uma nova página dedicada a João Paulo II. Este o endereço: http://www.facebook.com/vatican.johnpaul2
Ali vão sendo inseridos, dia a dia, os seguintes tipos de vídeo:
- videoclip sobre o pontificado do Papa Wojtyla, ano por ano;
- videoclip com a voz do Papa, em diversas línguas e em diferentes situações (tanto nas viagens como no Vaticano). Trata-se dos áudio fornecidos e seleccionados pelos programas linguísticos da Rádio Vaticano para os quais o CTV realizou a montagem vídeo. O áudio do Papa será na língua original em que foi pronunciado, ao passo que uma legenda, em inglês, indica sítio, dia, mês e ano do acontecimento.
- finalmente, ali se poderão encontrar uma série de outros videoclips temáticos.
A página dedicada em YouTube e o canal normal já presente desde há um certo tempo, em quatro línguas irão sendo alimentados por videoclips da actualidade e informações sobre os dias da beatificação.
Sobre Facebook – e é esta a novidade – foi agora activada uma página dedicada a João Paulo II, em vista da beatificação. Nesta página vão sendo inseridos, em simultâneo com YouTube, todos os videoclips ali colocados.
O objectivo é diversificar os instrumentos para dar o máximo realce possível e a máxima difusão a esta iniciativa. Diversamente de outras iniciativas já presentes sobre Internet em várias formas e de modo privado (em todo o caso, não da Santa Sé, como tal), este portal é da responsabilidade conjunta da Rádio Vaticano e do CTV (Centro Televisivo Vaticano), em coordenação com o Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, e encontra-se naturalmente aberta a todos os utilizadores de Facebook.
O objectivo geral é acompanhar o percurso até à beatificação, utilizando os instrumentos que a tecnologia coloca à disposição e valorizando os recursos que temos, ou ao menos em parte, o vasto património documental em posse da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano.
(Fonte: site Rádio Vaticano)
Sem comentários:
Enviar um comentário