
Conforme assinala o L’Osservatore Romano (LOR), Broadhurst fez este anúncio na sexta-feira passada na sua intervenção da assembleia nacional do grupo "Forward in Faith" (Adiante na fé) em Londres: "queridos fiéis, antes do fim do ano tenho a intenção de me demitir de meu actual posto como bispo (anglicano) de Fulham. Além disso espero poder fazer parte do Ordinariato católico logo que seja estabelecido".
O LOR explica que o bispo anglicano Broadhurst "tem o cargo de proporcionar o atendimento pastoral das paróquias nas quais a maioria dos fiéis é contrária à ordenação de mulheres. Além disso desde o âmbito da diocese em Londres que está sob sua responsabilidade, também lhe são confiadas as paróquias anglicanas de Southwark e Rochester".
Broadhurst também comentou que espera passar à Igreja Católica da maneira mais simples possível e "espera ansioso saber se seu pedido de adesão será acolhido", precisando ainda que não renunciará à presidência da organização Forward in Faith, já que esta não depende da igreja anglicana em Grã-Bretanha.
Conforme assinala o jornal inglês Sunday Telegraph, o bispo disse também que diante da situação actual dos anglicanos "tenho a impressão de que não resta outra opção que abandonar a igreja (anglicana) e aceitar a oferta do Papa", apresentada na constituição apostólica Anglicanorum coetibus do Papa Bento XVI que explica o processo de passagem dos anglicanos que desejam fazer parte da Igreja Católica.
A igreja anglicana, disse o também esposo e pai de quatro filhos, "foi fascista em seu comportamento, marginalizando aqueles que se opõem à ordenação de mulheres"
O LOR assinala também que 40 membros da paróquia São Pedro em Folkstone, que faz parte do grupo Forward in Faith, "decidiram aderir-se ao próximo Ordinariato Católico".
(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário