Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 4 de setembro de 2010

Tema para reflexão - A vontade de Deus

Os teólogos distinguem duas vontades em Deus: a vontade expressa e a vontade de gosto ou de desejo.

A vontade expressa compreende os mandamentos da lei de Deus e da Igreja; os conselhos, as inspirações, as regras e as constituições. (...)

A vontade de gosto ou de desejo é a que está presente em todos os acontecimentos, isto é, em tudo o que nos suceder, quer seja próspero ou adverso, na doença ou na saúde, na consolação ou na aflição, na morte e na vida, em tudo o que não for previsto, com tanto que não seja contra a vontade expressa que deve prevalecer a tudo. Devemos estar sempre prestes a submeter-nos à vontade de gosto, assim como à vontade expressa.

(S. FRANCISCO DE SALES, Pensamentos consoladores, Livro I, Cap. XVI, I)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Sem comentários: