A maioria dos convertidos ao cristianismo no norte da Índia são dalit, quer dizer que pertencem à casta mais baixa da sociedade hindu historicamente conhecida como a dos "intocáveis".
O sacerdote Varghese Vithayathil, Superior Provincial da Congregação de Carmelitas de Maria Imaculada (CMI) do norte da Índia revelou que nesta região as escolas católicas ajudam os dalit ou "intocáveis" a superarem a pobreza extrema em que vivem.
Em declarações à associação internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o sacerdote explicou que não havia cristãos na Diocese de Bijnor até que chegaram três sacerdotes da CMI em 1972. Agora calcula-se que hajam mais de 36 mil cristãos na diocese e 70 sacerdotes sem incluir os que trabalham nas províncias periféricas.
Segundo o sacerdote, os dalit acolhem especialmente a mensagem cristã "de paz, perdão e amor porque se dirige directamente aos dalit, e são mais atraídos por Cristo que a casta superior".
O trabalho de desenvolvimento entre os dalit é uma prioridade da comunidade católica devido ao facto que o governo hindu não proporcionar ajuda considerável a este grupo.
"É nossa tarefa ensinar-lhes a respeitar seus direitos, desenvolvê-los, a educação é o mais importante", indicou o padre Vithayathil e sustentou que para isso contam com várias escolas que se tornaram vitais no trabalho de catequese e evangelização da região.
As 14 escolas da diocese Bijnor ajudam 20 mil crianças e em nove delas ensina-se em inglês e sendo que aos 12 anos as crianças falam este idioma com fluidez.
(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário