Um trabalho que pretende responder ao desafio da Conferência Episcopal Portuguesa, encontrando novas formas de diálogo com a sociedade
O Patriarcado de Lisboa criou um fórum online de debate, intitulado “Olhar Público”. O objectivo, de acordo com uma nota do seu departamento de comunicação, é "possibilitar a todos, leigos, padres, bispos, religiosos, membros de outras religiões ou não crentes, darem um olhar renovado sobre a acção cristã em Portugal".
Este trabalho representa o esforço dos diversos serviços de comunicação do Patriarcado, "para se unirem à Conferência Episcopal Portuguesa, contribuindo para a renovação pastoral da Igreja".
Repensar a Pastoral da Igreja foi o desafio lançado pelos bispos, quando elaboraram o Documento de Trabalho "Formação para a Igreja – Formação na Missão", em Junho último.
A intervenção da Igreja junto da comunidade passa também pelo recurso às novas tecnologias, uma ideia que foi apresentada no último Encontro das Comissões Episcopais das Comunicações Sociais de Portugal e Espanha.
O Fórum "Olhar Público" pode ser acedido através do endereço http://olhar-publico.blogspot.com, onde quem quiser pode deixar os seus comentários ou sugestões. Encontramos também um inquérito online (AQUI) que pretende "aferir o grau de conhecimentos e práticas dos cristãos".
Ao longo do último ano, o departamento de comunicação do Patriarcado de Lisboa tem estado em processo de renovação. Para além da criação do Fórum de Debate "Olhar Público", alterou a imagem e os conteúdos do jornal diocesano "A Voz da Verdade", triplicando a tiragem do semanário, que hoje se situa nas 15 mil cópias.
Abriu ainda um canal no portal YouTube, em www.youtube.com/jornalw e páginas no Twitter (http://twitter.com/jornalw) e Facebook (http://bit.ly/9g2m6m) que divulgam a mensagem da Igreja.
No âmbito do Ano Sacerdotal, abriu o blogue http://umasemanacom.blogspot.com, onde acompanhava o dia-a-dia dos sacerdotes da diocese. De acordo com dados presentes no site, o espaço recebeu cerca de 40 mil visitas.
(Fonte: site Agência Ecclesia)
Sem comentários:
Enviar um comentário