Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 24 de julho de 2010

Novo ensaio de Alice Von Hilderbrand analisa a perspectiva de Christopher West à Teologia do Corpo

Contribuindo para actual debate sobre a melhor forma de apresentar os ensinamentos de João Paulo II sobre a Teologia do Corpo, a Dra. Alice Von Hildebrand facultou à ‘Catholic News Agency’ (CNA) o seu ultimo ensaio no qual contrapõe a visão do seu falecido marido, o reputado filósofo Dietrich Von Hildebrand, aos métodos do conhecido orador Christopher West.

Tendo terminado à cerca de uma semana o ‘Primeiro Congresso dos E.U.A. sobre a Teologia do Corpo’, Alice Von Hildebrand explicou à CNA a sua intenção ao escrever o ensaio com o título “Dietrich Von Hildebrand, Filósofo Católico, e Christopher West, Entusiasta Moderno: Duas Visões Diferentes do Amor, Casamento e Sexo”.

“Comecei a escrever este artigo em Setembro passado, a pedido de vários amigos que estavam seriamente preocupados com algumas das visões de Christopher West e questionando-se sobre se ele poderia de facto ser considerado um discípulo de João Paulo II, cujos textos jamais suscitaram reacções negativas dos Católicos” disse Von Hilderbrand à CNA.

A Dra. Alice Von Hildebrand, ela própria uma conhecida filósofa, autora de “Homem e Mulher: Uma Invenção Divina”, recentemente lançado pela ‘ Sapientia Press’ e que é a continuação do diálogo da sua anterior obra “O Privilégio de ser-se Mulher”. Ela contribuiu igualmente para os esforços do ‘Projecto sobre o Legado de Von Hildebrand’, um grupo sem fins lucrativos dedicado à promoção e reedição dos trabalhos de autoria do seu marido.

Referindo-se aos efeitos que a obra do seu marido tiveram na concepção do seu último ensaio, Von Hildebrand disse, “O livro do meu falecido marido, “Em defesa da pureza”, (o qual li aos dezanove anos de idade, e que teve uma profunda influência na minha vida), tem as suas mais profundas raízes na Sagrada Tradição da nossa amada Santa Madre Igreja, tendo-me ocorrido que um estudo comparativo do seu pensamento e a aproximação feita por Christopher West, poderia ser esclarecedor.”

Apesar “dos incontestáveis méritos da visão de West” sobre a Teologia do Corpo, “pelos quais lhe estamos gratos,” ela afirma que West “por vezes, perde a perspectiva da riqueza em cadeia de transmissão da Tradição”.

No seu ensaio de 36 páginas, que entregou em exclusive à CAN, a Dra. Von Hildebrand explica que são duas as suas principais preocupações em relação à aproximação de West quando apresenta os ensinamentos do Venerável João Paulo II sobre a sexualidade humana.

A primeira é que West “erroneamente” assume “que João Paulo II iniciou uma ‘revolução’ nos ensinamentos Católicos” na concepção da Teologia do Corpo. A segunda preocupação é o facto de West usar “folgado” e que pode ser interpretado como uma linguagem simplista e gráfica para descrever o que ela chama de ‘esfera intima’ da sexualidade humana.

Em relação ao seu primeiro desacordo, Von Hildebrand escreveu que “o meu marido não se referiria à Teologia do Corpo com ‘uma revolução’” da forma como West o faz, acrescentando que West frequentemente critica a Igreja Católica por ter o que ele descreve como uma “aproximação puritana” às suas visões sobre a sexualidade humana.

A filósofa assinala no entanto, que cada “época na Igreja espalha uma luz específica sobre algumas facetas da mensagem divina”, e a Teologia do Corpo, devidamente entendida “pode ser vista como um exemplo de tal”.

Quando a Teologia do Corpo é apresentada como uma revolução radical, é desvirtuada em algo que João Paulo II jamais tencionou, explica ela.

Confrontando a diferença entre a “folgada” linguagem de West ao discutir a sexualidade humana e a visão do seu marido, a filósofa afirmou que “Dietrich Von Hildebrand cuidadosamente escolhia as palavras que usava quando se referia aos mistérios da nossa fé ou aos aspectos íntimos e sagrados.”

“Com os seus múltiplos talentos, Christopher West tem muito para dar à Igreja”, afirma Von Hildebrand nas observações finais. No entanto, “creio que só conseguirá concretizar o seu potencial se apresentar a Teologia do Corpo segundo as tradições da Igreja – com reverência e humildade – e libertando-se dos caprichosos ‘entusiasmos’ dos nosso tempos”, esclarece.

Para ler o documento na integra e na sua versão original em inglês, clique AQUI

(Fonte: ‘Catholic News Agency’ AQUI com tradução de JPR)

Sem comentários: