A propósito do artigo do Prof. César das Neves, cuja clareza de ideias e desassombro de exposição sempre me calam fundo, digo o seguinte:
Tudo quanto se diz no artigo é, infelizmente, verdade incontestável,
Parece-me que a situação a que se chegou - e que tende a piorar - nos deve levar a considerar que a crise das consciências, dos hábitos e comportamentos tem um fundamento lógico: ninguém pode dar o que não tem!
Casais sem princípios nem conhecimentos de doutrina não podem transmiti-los aos filhos; ensino sem critério são e objectivo não criará alunos conscientes e com preocupações de ordem moral.
Tudo passa pelo que Jesus nos insistia há poucos dias: «Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a Sua messe»
Não vejo outra forma de "lutar" contra o actual estado de coisas a não ser, pedir, com perseverança, sem desfalecimento, pastores dedicados ao Povo de Deus, à pregação da Sua Palavra, à difusão do Seu Reino.
Ao mesmo tempo, creio, que no meio desta balbúrdia e confusão, florescem casais - famílias - com valores muito mais fundamentados e sérios, jovens mais seguros e conscientes dos valores da ética e da moral comum, com espírito mais altruísta e solidário.
Talvez sejam, ainda, uma minoria, mas, de certeza, valem muito mais pelo bem que fazem que todo o mal que os outros praticam.
Sem comentários:
Enviar um comentário