TEMA: MÊS DE NOSSA SENHORA
Santo Rosário: Mistérios Gloriosos
1º Mistério: A Ressurreição de Jesus
Oh meu Senhor, Tu ressuscitaste só para que eu, finalmente, acreditasse em Ti?
Não me bastou, Senhor, assistir a todo o horror da Tua Paixão, Ter visto os milagres, as multidões? Nada disto foi suficiente?
Tive que, por uma última vez, pedir-te um sinal?
Pobre de mim, Senhor, que não mereço tal honra da Tua parte. Mas Tu, com uma compaixão infinita, voltas a esta terra, assumes o Teu corpo e, novamente, Te sujeitas à forma humana.
Ressuscitaste, Senhor, e com a Tua Ressurreição, quebram-se finalmente os grilhetas da servidão. Não mais o pecado será mal sem remédio. O perdão, a misericórdia, a conversão estarão definitivamente ao alcance e dentro das possibilidades de qualquer um.
Esta Ressurreição é, Senhor, o sacrifício mais sublime que poderias Ter feito por todos os Teus filhos, porque alem de lhes restituíres a dignidade e reabrir as portas do Céu, vieste dar-lhes a certeza que sob o Teu corpo de homem, Tu Senhor, permanecerás até ao fim dos tempos, a nosso lado, à nossa espera.
Possa eu, Senhor, não defraudar a Tua expectativa e chegar convenientemente preparado ao encontro que terás comigo no dia e hora que escolheres.
(AMA, meditações sobres os Mistérios do Rosário, 1988, 02.17)
DOUTRINA: A elevação sobrenatural e o pecado original
O pecado original 2 – C
O relato contém também a promessa divina dum Redentor (Gn 3,15). A Redenção ilumina assim o alcance e a gravidade da queda humana, mostrando a maravilha do amor de um Deus que não abandona a sua criatura mas que vem ao seu encontro com a obra salvadora de Jesus. «É preciso conhecer Cristo como fonte da graça para conhecer Adão como fonte do pecado» (Catecismo, 388). «”O mistério da iniquidade” (2 Ts 2,7) só se esclarece à luz do “Mistério da piedade” (1 Tm 3,16)» (Catecismo, 385).
(in News Letter, O.D., temas doutrinais)
(citação AMA)
Agradecimento: António Mexia Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário