Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Recordemos algumas palavras de Bento XVI ao Conselho Pontifício para os Leigos há 10 dias e sobre a participação destes na política

EXCERTOS DISCURSO DE SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI
À 24ª SESSÃO PLENÁRIA DO CONSELHO PONTIFÍCIO PARA OS LEIGOS


Consistório
Sexta-feira, 21 Maio 2010


É também o dever da comunidade dos leigos participar activamente e consistentemente na vida política, em acordo com os ensinamentos da Igreja, trazendo as suas razões bem fundadas e ideais elevados ao debate democrático, e na busca dum largo consenso entre todos que se preocupam com a defesa da vida e da liberdade, a salvaguarda da verdade e o bem da família, a solidariedade com os desfavorecidos e a permanente busca necessária do bem comum. Os cristãos não ambicionam a hegemonia política ou cultural mas, mas qual for a sua área de actuação, são movidos pela certeza que Cristo é a pedra angular de qualquer estrutura humana (Cf. Congregação para a Doutrina da fé, Nota doutrinal sobre algumas perguntas a respeito da participação dos católicos na vida política, 24 Novembro 2002).

Retomando o já expresso pelos meus Predecessores, eu também afirmarei que a política é um campo muito importante em que se pode exercitar a caridade. Esta chama os cristãos a um compromisso forte na cidadania, à construção da qualidade de vida nos seus países, e do mesmo modo a uma presença eficaz nas instituições e programas da comunidade internacional. Há uma necessidade de políticos autenticamente cristãos mas antes ainda de fiéis leigos que testemunhem a Cristo e ao Evangelho na comunidade civil e política.

(…) enfrentar a realidade em todas as suas vertentes, indo além de qualquer tipo do abordagem ideologicamente redutora ou sonho utópico; dar mostras de que estamos abertos ao diálogo verdadeiro e à colaboração, tendo presente que a política é também complexa arte de equilíbrio entre ideais e interesses, mas nunca esquecendo que a contribuição dos cristãos só pode ser eficaz se o conhecimento da fé se transformar em conhecimento da realidade, a chave para o julgamento e para a transformação.

(...)

Entre estes desafios está também o compromisso social e político, fundado não em ideologias ou em interesses das partes, mas antes na escolha servir o homem e o bem comum, à luz do Evangelho.

(Fonte: site da Santa Sé com tradução e adaptação a partir das versões em inglês e italiano de JPR)

Sem comentários: