Vamos então confessar-nos? Sim, vamos! Esta semana que hoje começa é propriamente, a última semana do tempo da Quaresma. A próxima já será a chamada SEMANA MAIOR ou SEMANA SANTA e queremos estar preparados para a vivermos com toda a intensidade da alma limpa e em paz. Temos uma semana inteira à nossa frente e, com certeza, haverá confessores disponíveis nas diversas Igrejas relativamente próximas. Esforço pequeno para uma decisão grande e uma compensação ainda maior.
(AMA, sobre a confissão quaresmal, 2010.03.01)
Meditação:
Ajuda-me Senhor, a conter-me no meu tão frequente julgamento dos outros. Intimamente e de viva voz. Põe na minha frente o espelho dos meus próprios defeitos e faltas de carácter, tudo aquilo que julgo ver nos outros. Não valho nada, não sei nada, não tenho nada, não sou nada. (AMA, Orações diárias)
Tema: Maturidade
A maturidade humana, manifesta-se, sobretudo, em certa estabilidade de ânimo, na capacidade de tomar decisões ponderadas e no modo recto de julgar os acontecimentos e os homens. (CONCÍLIO VATICANO II, Decreto Optatum Totius, nr. 11)
Doutrina: Vida humana (Evangelium Vitae 15)
Em tal contexto, o sofrimento — peso inevitável da existência humana mas também factor de possível crescimento pessoal —, é "deplorado", rejeitado como inútil, ou mesmo combatido como mal a evitar sempre e por todos os modos. Quando não é possível superá-lo e a perspectiva de um bem-estar, pelo menos futuro, se desvanece, parece então que a vida perdeu todo o significado e cresce no homem a tentação de reivindicar o direito à sua eliminação. (JOÃO PAULO II, Evangelium vitae, 23 c)
Agradecimento: António Mexia Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário