Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 22 de março de 2010

D. Jacinto Botelho celebra 10 anos à frente da diocese de Lamego

Co-responsabilidade no governo, inventariação do património, vocações sacerdotais e trabalho pastoral foram preocupações para uma década

D. Jacinto Botelho concluiu 10 anos à frente da diocese de Lamego. Num balanço da década, a página oficial da diocese conta do trabalho desenvolvido desde 19 de Março de 2000, data de tomada de posse após a nomeação de João Paulo II.

Em 10 anos, D. Jacinto Botelho ordenou 24 sacerdotes (23 diocesanos e 1 de um Instituto Religioso). Este ano, “cinco diáconos diocesanos preparam-se para receber a ordenação sacerdotal”, explica o comunicado, enviado à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Imprensa.

A visita às paróquias foi uma prioridade. O bispo de Lamego visitou “a sua totalidade e, na maior parte delas, realizou mais do que uma visita pastoral”.

Foi com D. Jacinto Botelho que se deu início à realização de Assembleias Gerais do Clero diocesano. A relação com os Seminários Diocesanos é também manifesta nos encontros periódicos que mantém com as Equipas Formadoras e com os seminaristas.

A co-responsabilidade no governo da diocese foi “revitalizada” através dos encontros do Conselho Episcopal, do Conselho de Presbíteros e do Conselho de Arciprestes.

O património religioso e cultural foi também uma prioridade nos 10 anos. “Realizaram-se inventários no Arciprestado de Foz Côa, de Lamego e de Tarouca, recorrendo a especialistas nessas matérias”. Uma tarefa que não está terminada uma vez que “continua em estudo uma boa parte do património religioso da Diocese, em parceria com outras instituições”, esclarece o comunicado.

A diocese de Lamego, ao assinalar os 10 anos de episcopado de D. Jacinto Botelho, quer ainda sublinhar a preocupação espiritual do seu bispo com os diocesanos. “O recurso constante à oração como principal meio para resolver as dificuldades, a proximidade com os sacerdotes e com todos os fiéis e a contínua disponibilidade para atender todos os que a ele recorrem”, são exemplo do trabalho pastoral que a diocese quer enaltecer e agradecer.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: