Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Namoro e comércio

Não, não estou a ser desmancha-prazeres, mas a Igreja católica dedica o dia 14 de Fevereiro aos santos Cirilo e Metódio – dois irmãos que evangelizaram os povos eslavos e que foram proclamados por João Paulo II co-padroeiros da Europa, ao lado de São Bento.

Então, que ideia é esta de São Valentim e do dia dos namorados a 14 de Fevereiro? Cá para mim, foi uma grande invenção comercial desencadeada pelo mundo anglo-saxónico. Recuperaram a figura de São Valentim, cuja festa desapareceu do calendário católico no final dos anos 60, porque o Concílio Vaticano II acabou com as festas de santos com origem em lendas.

Mas a história de São Valentim é bonita: morreu mártir por ter celebrado clandestinamente o casamento cristão entre dois jovens e porque se recusou a renegar o cristianismo, apesar das ordens do imperador romano.

E, como São Valentim morreu no dia 14 de Fevereiro, foi fácil arranjar uma data para o dia dos namorados – uma data ideal, sobretudo, para animar o comércio, depois do período do Natal.

Parece-me que os namorados merecem mais do que esta gigantesca operação de marketing comercial em curso.

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

Sem comentários: