Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 5 de dezembro de 2009

A posição de África nos temas do meio ambiente


A 7 de Dezembro, tem início a XV Conferência Internacional sobre Mudança Climática em Copenhaga, Dinamarca. Representantes de cerca de 200 países se reunirão durante doze dias para elaborar um acordo multilateral que possa travar o aquecimento global.

Mesmo quando se espera o compromisso de duas grandes nações, como Estados Unidos e China principalmente, é o mundo inteiro que está envolvido e os países africanos também participarão.

D. Jean-Pierre Bassène, Bispo de Kolda, no Senegal, e presidente da Fundação João Paulo II para o Sahel, lamenta a actual utilização dos recursos naturais na África e luta contra a desertificação e suas causas.

“O meio ambiente e a ecologia são actualmente agredidos e é natural que isso crie um problema, já que o homem africano vivia em harmonia com a natureza, em simbiose com a natureza, e inclusive em algumas partes dava-se-lhe um carácter sagrado, que fazia com que se respeitasse a natureza – o que, a meu ver, obteve o máximo beneficio”.

Diante dos abusos provocados por diferentes países do mundo e em alguns países africanos, o Bispo Bassène propõe ao seu continente voltar a uma administração tradicional dos recursos.

“Tratar do tema de maneira unilateral com uma administração moderna, e assim sucessivamente, sem levar em consideração a administração e a experiência secular que se tinha até o momento, é talvez concluir demasiado rápido o trabalho... Por isso, talvez fosse necessário voltar para a administração tradicional, para ver como se pode enfrentar o problema entre a administração moderna e a tradicional”.

A Fundação “João Paulo II” para o Sahel tem sua sede administrativa em Uagadugu, Burkina Fasso, e celebra actualmente seus 25 anos de criação. A instituição financia e impulsiona projectos comunitários na área do desenvolvimento rural, bens duráveis e luta contra a pobreza.


(Fonte: H2O News)

Sem comentários: