A próxima visita de Bento XVI a Portugal terá, muito provavelmente, como destinos Lisboa, Fátima e Porto. A deslocação está marcada para entre 11 e 14 de Maio de 2010.
Nada disto é definitivo porque Bento XVI tem sempre a última palavra sobre os detalhes do programa, mas o esboço da visita que está a ser delineado, inclui Lisboa a 11 de Maio e 12 de manhã, Fátima a 12 e 13 e Porto a 14 Maio.
As etapas e encontros do Papa em Portugal têm sido negociadas entre os Bispos, a Santa Sé e o Estado Português, mas a Conferência Episcopal não confirma nada do programa, porque espera “luz verde” por parte do Papa.
Aliás, o tema é um dos pontos da agenda da Assembleia Plenária que se reúne em Fátima, a partir da próxima segunda-feira. A delegação do Vaticano que veio a Portugal nestes dias preparar a visita já esteve no terreno.
Terreiro de Paço em Lisboa, e Aliados no Porto poderão ser os locais escolhidos para as grandes celebrações papais.
Destaque ainda para um encontro com o mundo da cultura, em Lisboa, e com todos os sacerdotes do país em Fátima, para além, evidentemente, das cerimónias ligadas à Peregrinação Internacional de 12 e 13 de Maio.
Fontes próximas do Vaticano nada podem confirmar e remetem sempre para a palavra final de Bento XVI, decisão essa que será comunicada posteriormente à Conferência Episcopal e ao Estado português.
Se tudo correr bem, sempre de acordo com o plano provisório, o Papa aterrará a 11 de Maio em Lisboa e despedir-se-á do nosso país a 14 de Maio, no Porto.
(Fonte: site Rádio Renascença)
Sem comentários:
Enviar um comentário