Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Missa na cabana de S. Rafael

Desde que S. Josemaria tinha celebrado missa durante a travessia dos Pirinéus, em fins de Novembro de 1937, mais ninguém tinha celebrado neste lugar, perto de Pallerols (Lérida). Neste sentido, a Eucaristia concelebrada por cinco sacerdotes no passado dia 19 de Agosto constitui um marco histórico digno de menção.

Assistiram seis grupos procedentes de diversos lugares do mundo; Itália, Austrália, Hungria, Irlanda, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco e de diferentes lugares da Catalunha. Muitos deles visitaram também a Igreja e a residência paroquial de Pallerols, bem como a Casa de Corb.

Cabana de S. Rafael foi o nome dado por S. Josemaria Escrivá, e as sete pessoas que o acompanhavam, ao lugar em que viveram de 22 a 27 de Novembro de 1937, durante a expedição que saiu de Barcelona e terminou em Andorra a 2 de Dezembro de 1937, em tempos da guerra civil espanhola. Era uma pequena choupana, feita de troncos e o solo ligeiramente escavado na terra. A cobertura era de ramos de pinheiro. A cabana estava abaixo de uma lomba, ficando escondida à vista desde o vale. De cima, pelo contrário, dominava-se um extenso panorama até ao monte Aubens, para Norte.

Um dos acompanhantes de S. Josemaria, Tomás Alvira, recordava: “A Missa era dialogada. Nunca esquecerei aqueles Santos Sacrifícios: pelo templo, o bosque; via-se que o celebrante, com o máximo recolhimento, muito devagar; punha toda a sua alma e todo o seu amor naquilo que fazia e, sobretudo, no momento da Consagração. Centenas de pássaros, a despertar com os primeiros raios de sol, cantavam sem cessar e ajudavam a dar encanto às Missas do Padre no bosque de Rialp (em catalão escreve-se Rialb). Sempre deixava uma hóstia consagrada, que era guardada com grande veneração por um membro do grupo”.

A notícia que deu conta da reconstrução da Cabana de S. Rafael animou muita gente a visitá-la.


Fontes:
Associació d’Amics del Camí de Pallerols de Rialb a Andorra: www.pallerols-andorra.org
Site S. Josemaría Escrivá : http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/missa-na-cabana-de-s-rafael

Sem comentários: