Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Centro católico é ponte de diálogo entre georgianos e russos

Um centro católico na Geórgia está a contribuir para superar as tensões com os russos, que ainda persistem após os combates ocorridos em Agosto do ano passado.

“O Cáucaso meridional precisa de paz; na guerra, do princípio ao fim, todos acabámos por perder”, explicou o reitor do Instituto Orbeliani de Teologia, Filosofia, Cultura e História, Vaja Vardidze.

“Mesmo na própria Geórgia, deveríamos superar os nossos conflitos internos. A Igreja Católica no meu país vê-se a si mesma como uma ponte entre a tradição cristã do Oriente e a do Ocidente, entre cristãos católicos e ortodoxos”, referiu aquele leigo de 38 anos.

Com cerca de 4,6 milhões de habitantes, a Geórgia tem perto de 84 por cento de cristãos ortodoxos e 10 por cento de muçulmanos. O país conta com aproximadamente 0,8 por cento de católicos.
O Instituto Orbeliani quer oferecer a sua contribuição para o entendimento, afirmou o reitor aquando da sua visita à sede central da Ajuda à Igreja que Sofre, situada na Alemanha. “Queremos que o nosso trabalho seja de alto nível científico e académico”, precisou.

O centro, sediado em Tiblissi, capital do país, tem o nome do príncipe Suljan Saba Orbeliani (séc. XVII), considerado um dos escritores mais importantes da Geórgia. Além de diplomata e tutor, promoveu a unidade das Igrejas.

Vaja Vardidze estudou Teologia em Lublin (Polónia) e doutorou-se em Münster (Alemanha). Dirige o instituto desde há um ano. É casado e tem um filho de quatro anos.


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: