Encontro Internacional será presidido por D. Alessandro Carmelo Ruffinoni, responsável pela Pastoral dos emigrantes brasileiros
Milhares de emigrantes portugueses e imigrantes de várias nacionalidades, em especial do Brasil, são esperados esta Quarta e Quinta-feira em Fátima, para a Peregrinação Internacional de Agosto. O tradicional encontro dos migrantes será presidido por D. Alessandro Carmelo Ruffinoni, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Brasil, e responsável pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior.
A Peregrinação anual dos migrantes tem este ano como tema “Viver o Amor Fraterno sem Distinções nem Discriminações”. A iniciativa está integrada no programa da 37ª Semana Nacional das Migrações, numa organização da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana/Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM).
O apelo à fraternidade e à não discriminação, lançado pelo Papa Bento XVI na sua Mensagem para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado deste ano de 2009, foi acolhido como lema da Semana Nacional das Migrações.
O director da OCPM, Frei Francisco Sales, explica à Agência ECCLESIA que “este ano quisemos colocar no centro a Comunidade Brasileira residente em Portugal, como forma de valorizar esta que é a maior comunidade imigrante em Portugal”. “Por isso, convidámos a presidir à Peregrinação de 12 e 13 de Agosto, D. Alessandro Ruffinoni, Bispo delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para a pastoral dos brasileiros que vivem no exterior do Brasil”, precisa.
Peregrinos oferecem trigo ao Santuário
No dia 13, durante o momento da apresentação dos dons, os peregrinos oferecem trigo ao Santuário de Fátima.
Esta tradição começou em 13 de Agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da Diocese de Leiria, ofereceu ao Santuário de Fátima 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no próprio Santuário.
Desde aquele ano, os peregrinos, já não só de Leiria mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade a este ofertório.
Em 2008 foram oferecidos 5543 quilos de trigo ao Santuário, em 2007 foram 7059 quilos e, em 2006, mais de 6030 quilos de cereal.
Com este trigo são produzidas, no Santuário de Fátima, as hóstias consumidas neste local e as oferecidas às comunidades religiosas que colaboram com o Santuário.
Programa
Dia 12 de Agosto (Quarta-feira)
16.00h – Conferência de Imprensa de apresentação da Peregrinação, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, promovida pela Obra Católica Portuguesa de Migrações em Conjunto com o Santuário de Fátima
17.00h – Abertura da Peregrinação pela Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, com a presença do convidado deste ano, D. Alessandro Ruffinoni
18.30h – Acolhimento dos Peregrinos e saudação aos Migrantes na Capelinha das Aparições.
21.30h – Recitação do Terço na Capelinha das Aparições, seguida de Procissão de velas e Eucaristia, presidida por D. António Vitalino Dantas, Bispo de Beja e Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.
Dia 13 de Agosto (Quinta-feira)
00.00h – 02.00h – Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Basílica
02.00h – 03.30h – Via-sacra, no Recinto
03.30h – 04.30h – Celebração Mariana, na Capelinha das Aparições
04.30h – 05.30h – Eucaristia, na Basílica
05.30h – 07.00h – Adoração e canto de Laudes, na Basílica
09.15h – Recitação do Terço, na Capelinha das Aparições
10.00h – Celebração da Eucaristia, presidida por D. Alessandro Ruffinoni, incluindo-se a oferta do trigo, a bênção dos doentes e a consagração, terminando com a Procissão do Adeus.
Media
Transmitem as celebrações da Vigília de Oração da Peregrinação de Agosto, na noite de 12, e as da manhã do dia 13 de Agosto, no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, os seguintes órgãos de comunicação:
RTP - Canal 1
TVI
TV e Radio Canção Nova
Telepace (Itália)
K-TV (Áustria, Alemanha, Suíça)
Rádio Renascença
Radio SIM
RDP-Internacional
As celebrações estarão também disponíveis para acompanhamento online em directo no site oficial do Santuário de Fátima na Internet: www.fatima.pt/portal/index.php?id=14924
(Fonte: site Agência Ecclesia)
Sem comentários:
Enviar um comentário