Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Por uma comunicação mais eficaz na Igreja


"Formar seminaristas para que considerem melhor os meios de comunicação na acção pastoral". Há três anos, agentes da comunicação na Igreja, professores das universidades pontifícias e católicas de diversos países percorrem os seminários da África e da Ásia, oferecendo programas de formação em comunicação e média. Na era da Internet, dos blogs, dos chats, do ciberespaço, o anúncio do Evangelho, que será a missão principal dos jovens sacerdotes, necessita de uma nova "pedagogia", no modo de "falar" e de "comunicar" sua mensagem, seus valores.

Quando se fala de "pedagogia" se fala de "formação": depois de 48 horasde investigação e formação de milhares de responsáveis pela Igreja em mais de 100 países, o CREC, centro de investigação e educação em comunicação, com sede em Ecully, em Lyon, França, actualmente é um colaborador privilegiado dentro deste sector. Foi fundado pelo sacerdote oblata Pierre Babin.

Para garantir os programas de formação em todo o mundo, o CREC dispõe de uma equipe internacional de colaboradores, especializados na formação em meios audiovisuais e impressos que trabalham junto aos formadores locais. No Burkina Fasso, este ano, realizaram-se quatro sessões em Janeiro, em dois grandes seminários de Ouagadougou e Koumi. A finalidade destas sessões é criar programas, compartilhar competências, criar instrumentos que permitam seguir a formação via Internet. As sessões também foram organizadas no Mali e na África do Sul. De 28 de Setembro a 2 de Outubro próximos, uma equipe internacional de formadores do CREC regressará ao Seminário Maior de São João Vianney, em Pretória, onde a sessão suscitou grande entusiasmo.

A "comunicação" é sempre um exercício que implica habilidade, seja ao encontrar-se com um grupo de cristãos, seja ao ser entrevistado por um jornalista do rádio ou da televisão. Além disso, o CREC está comprometido com a formação dos jornalistas especializados em formação religiosa.

Por este motivo, prevê sessões para jornalistas, programadores, directores de rádio e comunicadores cristãos. A primeira sessão realizar-se-á nas ilhas Mauritius de 31 de Julho a 9 de Agosto de 2009.

http://www.crecinternational.org/frcontact.html


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários: