Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Escolas católicas no Canadá buscam solução para os gangs juvenis


De que maneira a fé dentro da educação católica administra o problema dos gangs juvenis e a intimidação escolar? O assunto é de particular preocupação nas comunidades periféricas próximas de Toronto no Canadá, onde a actividade dos gangs e o comportamento agressivo dos estudantes preocuparam muitos pais. A junta directiva da escola católica local reagiu com uma atitude inovadora e integral para mudar a cultura em 6 escolas.

Os seus esforços atraíram a atenção de um documentário chamado “mudando o curso” produzido pela televisão canadiana Salt & Light. Os programas incluem actividades positivas extra-escolares, tomada de consciência sobre o racismo e reuniões de grupo. Entre as comunidades colaboradoras se encontram os Cavaleiros de Colombo. Esta organização católica ofereceu voluntários para servir saudáveis pequenos-almoços, valorizando o vínculo entre uma apropriada nutrição e comportamento.

Entre os resultados positivos dos programas fez baixar drasticamente o índice de suspensão e aumentou a participação dos pais. Essas melhorias estão documentadas no “Mudando o curso” que estará disponível em DVD no dia 20 de Agosto.

“Os grupos juvenis não são outra coisa que jovens e adultos que se juntam para suprir uma necessidade, uma necessidade que não está sendo satisfeita pela comunidade no seu conjunto. O que estamos fazendo é dar a esses jovens a oportunidade de evitar que se tornem membros de gangs”.

“Creio que se não tivesse tido o meu irmão como um modelo para mim eu não seria quem sou neste momento. Assim estou-me esforçando para dar aos outros a mesma oportunidade que eu tive quando era mais jovem”.

“Uma das coisas com as quais trabalhamos na nossa política de prevenção contra a intimidação escolar é propor as virtudes e os ensinamento de Jesus porque afinal é Jesus o nosso modelo e é Ele que nos permite ser pessoas melhores”.


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários: