Bento XVI nomeou o Arcebispo português Manuel Monteiro de Castro, de 71 anos, como novo Secretário da Congregação para os Bispos, na Cúria Romana. O prelado, natural de Santa Eufémia (perto de Guimarães), desempenhava desde 2000 o cargo de Núncio Apostólico em Espanha e Andorra.
Esta Congregação ocupa-se das matérias que se referem "à constituição e à provisão das Igrejas particulares", bem como ao exercício missão de cada Bispo na Igreja Latina. É também dever seu a erecção dos Ordinariatos Castrenses, para o cuidado pastoral dos militares. O Secretário, com a colaboração do subsecretário, ajuda o Prefeito do Dicastério, neste caso o Cardeal Giovanni Battista Re.
D. Manuel Monteiro de Castro tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que já o fez passar por países como Panamá, a Guatemala, o Vietname, a Austrália, o México, a Bélgica, Trinidad e Tobago ou África do Sul.
Arcebispo titular de Benavento desde 1985, é doutorado em Direito Canónico. Deixou Portugal há mais de trinta anos, embora mantenha uma relação próxima com o nosso país.
Em 2007 foi nomeado pelo Papa como observador permanente do Vaticano para a Organização Mundial do Turismo.
Internacional Octávio Carmo 2009-07-03 11:43:28 1555 Caracteres Santa Sé
(Fonte: site Agência Ecclesia)
Sem comentários:
Enviar um comentário