Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Pedro Crisólogo (c. 406-450), Bispo de Ravena, Doutor da Igreja

«Eles já receberam a sua recompensa»

«Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens.» Por quê? «Para não vos tornardes notados por eles.» E se eles vos notarem, que implicações tem isso para vós? «Não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu.» Irmãos, aqui o Senhor não julga, mas expõe. Ele traz à luz a astúcia dos nossos pensamentos; Ele põe a nu as disposições secretas das almas. Àqueles que meditam injustamente sobre a justiça, Ele indica a medida de uma retribuição justa. A justiça que se coloca perante os olhos dos homens não pode esperar do Pai o seu salário divino. Quis ser vista e foi vista; quis agradar aos homens e agradou. Tem o salário que pretendia; a recompensa que não quis ter, não a terá. [...]

«Quando deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas.» «Tocar trombeta» é o termo adequado porque uma esmola deste tipo é mais propriamente um acto guerreiro do que pacífico. Toda ela está no seu alarde, não tem nada a ver com a misericórdia. Ela pertence ao país da desunião, ela não foi alimentada pela bondade. É um tráfico para a ostentação e não um negócio casto. [...] «Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.» Percebei: a esmola dada numa assembleia, em locais públicos, em reuniões, não é um dispêndio para aliviar os pobres, mas é posta diante do olhar dos homens para obter a sua estima. [...] Fujamos da hipocrisia, meus irmãos, fujamos dela. [...] Ela não ajuda o pobre; o queixume do indigente não passa de um pretexto para ele procurar mais activamente uma glória aparatosa. Ela aumenta a sua exaltação com o sofrimento do pobre.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: