Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Flannery O'Connor em Roma


Se existe uma escritora católica original e surpreendente, esta é sem dúvida Flannery O'Connor, a quem foi dedicado um congresso internacional em Roma. O evento foi realizado na Pontifícia Universidade da Santa Cruz e reuniu especialistas de todo o mundo, entre eles pessoas que conheceram esta narradora de relatos curtos como “É difícil encontrar um homem bom”. O congresso de Poética e Cristianismo, chamado “Razão, ficção e fé”, é o quarto que organiza a Faculdade de Comunicação Institucional desta universidade romana. O encontro, que teve lugar de 20 a 22 de Abril, não incluiu somente grandes palestras e discursos, mas incluiu ainda a projecção de um filme e a apresentação teatral de um grupo de Nova Iorque. O padre John Wauck comentou que esta autora não escrevia somente para um público católico.

Wauck explica o motivo pelo qual organizar um congresso sobre a escritora numa Universidade Pontifícia em Roma.

O'Connor, que morreu aos 39 anos depois de uma doença, o lúpus, destacou-se por ter combinado o sentido do humor na arte e por ter relacionado razão, arte e fé na sua obra. Flannery é autora da célebre obra “Sangue sábio”, levada ao cinema. Esta autora, conhecida por ter integrado personagens grotescos na vida dos quais aparece a graça através de episódios estranhos ou violentos, viveu seus últimos anos na propriedade "Andalusia", em Milledgeville, na sua Geórgia natal, onde criava pavões e outras aves. Actualmente esta casa tornou-se um museu aberto ao público. O professor Juan José García Noblejas, presidente do comité organizador, descreve a essência da mensagem de O'Connor.
“Desde o princípio não foi a típica artista católica. Tinha uma grande fé, ia á missa diariamente e disse que a Eucaristia foi o centro de sua vida, porém não escrevia para pessoas que compartilhavam suas crenças, mas escreveu para um público amplo, em inglês”.

“O'Conner foi um exemplo de como a comunicação da fé se diferencia do tipo de comunicação que se tem, por exemplo, durante uma homilia ou ao difundir uma notícia sobre a Igreja.

“Vivemos em uma vale de lágrimas e há motivos para chorar, porém, sobretudo, há motivos para esperar e, portanto, a esperança é uma grande arma, por assim dizer, para viver no que ela chama o território do diabo, que não é uma metáfora, mas é uma descrição do mundo em que vivemos”.


(Fonte: H2O News)

Sem comentários: