Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mais vale tarde…

Os custos passarão, por inteiro, para o Governo seguinte. Mas ao contrário de outras medidas que não devem ser tomadas em final de legislatura, esta agradece-se.

Um estudo recente do Banco de Portugal confirma que a educação é uma das armas mais eficazes de combate à pobreza. Uma quase vacina. Em contrapartida, uma baixa escolaridade constitui um dos mecanismos mais eficientes na sua transmissão. Pais pobres e poucos escolarizados são um dos principais factores explicativos do abandono escolar precoce. Vítimas desse abandono, os seus filhos chegam ao mercado de trabalho desqualificados, ocupando empregos mal remunerados e prolongando, desta forma, a situação de pobreza das gerações passadas nas gerações seguintes.

Em Portugal, há, hoje, quase sessenta mil jovens entre os 16 e os 18 anos que deixaram a escola sem concluir o ensino secundário. Destes, mais de 40 mil não frequentam, sequer, nenhum tipo de formação. É o melhor indicador do fracasso do nosso sistema educativo e um dos mais preocupantes sobre o futuro do país.

É por isso que é bem-vinda a medida, anunciada pelo Governo, de aumento da escolaridade obrigatória para doze anos. Prevista no programa deste Governo como no programa de Governos anteriores.

Depois de anunciado, o aumento da escolaridade para nove anos, foram precisos dez anos para o assegurar. Neste caso, adianta-se, desde já, que só em 2012 a nova meta será realidade. Os custos passarão, por inteiro, para o Governo seguinte. Mas ao contrário de outras medidas que não devem ser tomadas em final de legislatura, esta agradece-se. Mais vale tarde do que nunca.


Graça Franco


(Fonte: site RR)

Sem comentários: