Bento XVI revelou esta Quarta-Feira durante a audiência geral na Praça de São Pedro, a sua intenção de visitar “assim que for possível” as vítimas do terramoto de Segunda-feira, na região italiano de Abruzzo, no centro do país. Um novo abalo forte foi sentido hoje perto das 06h30 locais tendo vários outros ocorrido ao longo de toda a noite. No seu encontro semanal com os peregrinos, o Papa quis renovar a sua “proximidade espiritual à querida comunidade de L’Aquila e das outras regiões duramente atingidas pelo violento fenómeno sísmico dos últimos dias, que provocou numerosas vítimas, muitos feridos e consideráveis danos materiais”.
Para Bento XVI, “a solicitude com que as autoridades, forças da ordem, voluntários e outros operadores estão a socorrer estes nossos irmãos demonstra como é importante a solidariedade para superar em conjunto provas tão dolorosas”.
“Mais uma vez, desejo dizer a estas queridas populações que o Papa partilha a sua dor e as suas preocupações”, concluiu.
Nesta Sexta-feira Santa terão lugar os funerais solenes das vítimas, por proposta do Arcebispo de L’Aquila, D. Giuseppe Molinari.
Num gesto simbólico, 8 bombeiros do Vaticano colaboram desde esta Segunda-feira nas tarefas de resgate das vítimas, enviados pela Santa Sé e com a permissão do Papa, segundo afirmou o comandante do corpo, Domenico Giani, aos microfones da Rádio Vaticano.
“Sentimo-nos obrigados, neste momento de grande dor, a que uma das nossas equipas dos bombeiros estivesse presente para dar uma mão”, acrescenta, explicando que as forças de segurança vaticanas “estão também preparadas neste sector da segurança e da protecção civil”.
Esta a saudação do Papa em língua portuguesa:
Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os estudantes brasileiros de Londrina e todos os participantes no encontro universitário internacional UNIV 2009, formulando os votos mais cordiais de uma feliz e santa Páscoa para cada um dos presentes, suas famílias e comunidades de estudo e de fé. Possam os dias do Tríduo Pascal fortalecer em todos a esperança e a coragem de levar a sua cruz com humildade, confiança e abandono em Deus, certos do seu apoio e da sua vitória. Com estes votos, dou-vos a minha Bênção Apostólica.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário