Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

S. Vicente, Padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa

Diácono e mártir que sofreu o martírio aquando das perseguições de Diocleciano e Maximiano, cerca de 304. Após torturas violentas, o seu corpo foi pasto para feras, mas um corvo protegeu-o; depois foi jogado ao mar atado a uma mó, mas antes que os carrascos voltassem, já o seu cadáver jazia na beira-mar. O local para a sua sepultura foi revelado a uma senhora, que o enterrou condignamente.

Na altura da invasão árabe na Península, o corpo do mártir teria sido trazido para o Promontório Sacro, onde se estabeleceu o culto em Portugal. É também conhecido por S. Vicente de Saragoça, S. Vicente Mártir...

Sem comentários: