Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Bento XVI – Audiência Geral de hoje prosseguiu com a Catequese sobre o Apóstolo dos Gentios



Prosseguindo a catequese que tem vindo a desenvolver, nas últimas semanas, sobre São Paulo, Bento XVI dedicou a audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, ao modo como o Apóstolo dos Gentios encara o mistério da Igreja, assente sobre Cristo e sobre a palavra que O anuncia. O Papa começou por observar que o primeiro contacto de Paulo com o cristianismo foi, antes da sua conversão, como perseguidor da comunidade dos crentes, devido à incapacidade de conciliar com o judaísmo a fé dos discípulos na pessoa do Filho de Deus e o seu papel de salvador.

“Usando o termo grego ekklesia – que implica a ideia de uma assembleia convocada por uma chamada – Paulo destaca o valor fundamental e fundador que para a Igreja tem Jesus Cristo e a palavra que O anuncia. É o mistério pascal o centro da pregação do Apóstolo, que visa também implantar uma comunidade de crentes em Jesus.

O conceito exclusivamente paulino da Igreja como Corpo de Cristo, supõe uma identificação mística com Cristo, que se reflecte também na dimensão institucional da Igreja, na qual os diversos ministérios e carismas se hão-de exercer em relação com os responsáveis da comunidade.”

Bento XVI referiu também a expressão “templo de Deus”, com a qual São Paulo atribui à Igreja as características de pureza e separação próprias do edifício sagrado, aplicando pois a uma comunidade viva de fé o conceito de um espaço material cheio da presença divina. Finalmente, a fórmula “casa de Deus”, que refere a Igreja como estrutura comunitária de afectuosas relações interpessoais de carácter familiar.

Mas ouçamos a saudação que o Papa dirigiu nesta audiência geral aos peregrinos de língua portuguesa:

“Estimados peregrinos e visitantes de língua portuguesa, a minha mais cordial saudação em Cristo Jesus. Convido a todos, na linha da catequese de hoje, a invocar ao Apóstolo Paulo, para que nos ajude a compreender com maior profundidade o mistério da Igreja, sobretudo para amá-la e cooperar responsavelmente na sua edificação. Com estes votos saúdo os grupos de portugueses que vieram da Arquidiocese de Braga, e os brasileiros de Foz do Iguaçu e de São João da Boa Vista. A todos vós e às vossas famílias dou de coração a minha Bênção Apostólica.”

A concluir a audiência geral, nas saudações finais em italiano, Bento XVI fez ainda questão de recordar que a Igreja celebra neste dia 15 de Outubro a memória de Santa Teresa de Ávila:

“Esta grande Santa testemunha a vós, queridos jovens, que o amor autêntico não se pode desligar da verdade. Mostra a vós, caros doentes, que a cruz de Cristo é mistério de deus redentor. Para vós, queridos noivos, ela é modelo de fidelidade a Deus, o qual confia a cada um uma missão especial”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: