N. Sra. de Fátima

N. Sra. de Fátima
Fátima 2017 centenário das aparições de Nossa Senhora, façamos como Ela nos pediu e rezemos o Rosário diariamente. Ave Maria cheia de graça… ©Ecclesia

domingo, 5 de junho de 2016

As lágrimas de uma mãe

Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja 
Comentário sobre o Evangelho de Lucas, V, 89; SC 45


A misericórdia de Deus curva-se prontamente perante o pranto desta mãe. Ela é viúva, o sofrimento ou a morte do seu filho único abalaram-na profundamente. […] Dir-se-ia que esta viúva, rodeada por uma multidão, é mais do que uma simples mulher que, pelas suas lágrimas, merece a ressurreição de um filho jovem e único. Ela é a imagem da Santa Igreja que, pelas suas lágrimas, no meio do cortejo fúnebre e até ao túmulo, consegue chamar à vida os jovens deste mundo. […] Porque pela palavra de Deus os mortos ressuscitam (Jo 5,28) e reencontram a sua voz, e a mãe recupera o seu filho, que é resgatado do túmulo e arrancado ao sepulcro.

O que é para vós este túmulo se não a vossa má conduta? O vosso túmulo é a falta de fé. […] Cristo liberta-vos deste sepulcro; saireis do túmulo se escutardes a palavra de Deus. E se o vosso pecado for tão grave que as lágrimas da vossa penitência não consigam lavá-lo, que intervenha por vós o pranto da vossa mãe, a Igreja. […] Ela intercede por cada um dos seus filhos como se fossem todos filhos únicos. Com efeito, ela é cheia de compaixão e sente uma dor espiritual muito maternal quando vê os seus filhos arrastados para a morte pelo pecado.

Sem comentários: