Pio Alves de Sousa, de 65 anos, foi nomeado bispo auxiliar da diocese do Porto por Bento XVI, decisão que acolhe com surpresa e perplexidade por implicar “recomeçar em várias frentes”.
Será ordenado bispo no dia 10 de Abril, no Santuário do Sameiro.
Cónego da Catedral bracarense, D. Pio de Sousa, natural de Viana do Castelo, onde nasceu em Abril de 1945, tem um percurso marcado pelo trabalho académico, nomeadamente na Universidade de Navarra onde se doutorou em Teologia Patrística em 1971 e, entre 1972 e 1983, leccionou disciplinas teológicas nas Faculdades de Teologia, Farmácia, Ciências Biológicas e Filosofia e Letras.
Tendo regressado a Braga em 1983, foi professor no Instituto Superior de Teologia (Seminário Conciliar de Braga) e, com incorporação deste Instituto na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, passou a integrar o quadro docente desta Faculdade, da qual foi director-adjunto (Núcleo de Braga).
Na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor catedrático desde 2003, Pio Alves de Sousa foi vice-reitor, entre 1994 e 2000, e presidente da Comissão Instaladora do Centro Regional de Braga (2007-2009).
Para além do trabalho académico, com investigação e publicação bibliográfica sobre a vida das comunidades cristãs nos primeiros séculos do cristianismo, Pio Alves de Sousa liderou o trabalho de conservação e restauro do património da Sé de Braga, onde dirigiu o Arquivo, a Biblioteca e o Tesouro-Museu.
Como bispo auxiliar do Porto, D. Pio de Sousa vai juntar-se a D. António Bessa Taipa, D. João Lavrador e D. João Miranda Teixeira, sendo que este último já completou 75 anos de idade, limite imposto pelo direito canónico.
A diocese do Porto, ao longo do litoral atlântico do norte de Portugal, prolonga-se em direcção ao interior pela margem esquerda do rio Ave e Vizela até ao vale do Tâmega (inclusive), e é limitada a sul pelo vale do rio Douro.
A Diocese do Porto tem uma área de 3010 quilómetros quadrados, que engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao distrito do Porto, oito ao distrito de Aveiro e um ao distrito de Braga.
(Fonte: site Rádio Vaticano)
Sem comentários:
Enviar um comentário