Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 27 de maio de 2020

MISTÉRIOS DO EVANGELHO Décimo segundo Mistério

Desprendimento
São Marcos relata, no Evangelho que escreveu, uma “cena” entranhável que ficou, para sempre, conhecida com o nome: “O Jovem Rico”. (Mc 10, 17-30)
É, pode dizer-se, toda uma dissertação de Jesus Cristo sobre o DESPRENDIMENTO pessoal dos que, por decisão própria, se dispôem a segui-Lo.
Percebe-se clarissimamente que se trata de uma condição “sine qua non”, ou seja, sem desprendimento pessoal não é possível seguir Jesus.
Que as riquezas, a abundância, exigem um esforço de desprendimento, por vezes, muito grande, parece-me uma realidade.
Mas, a pobreza, a escassez de meios, não pedem, igualmente, um empenhamento sério para o conseguir?
No primeiro caso é o desprendimento do que se tem; no segundo, trata-se de não estar preso ao que se gostaria de ter.
Aqui, o oferecimento do sacrifício das privações, facilita à alma desprender-se; já no primeiro, este esforço pode ser ajudado pelas acções de bem-fazer que a situação permite.
Em ambos os casos, porém, a maior “ajuda” virá das acções que o primeiro leve a cabo com a abundância que lhe permite fazer o bem e, o segundo, pela escassez que o ajuda a alcançar merecimentos. (AMA, reflexões)
Concluo, portanto, que não tenho outro caminho que não seja fazer exame – frequente – sobre este tema: estou, de facto, desprendido do que tenho – ou penso ter – e, também dos desejos de possuir?
Este exame deve levar-me a um propósito e a um pedido:
O propósito será de correcção e vigilância;
O pedido – porque reconheço a minha pouca “força” – deverá ser:
Ajuda-me, Senhor, a ser desprendido, a estar livre de quaisquer “amarras” que, de alguma forma, impeçam ou condicionem o meu desejo de Te seguir. Anjo da Minha Guarda, ajuda-me neste propósito.
(AMA, 2018)

Sem comentários: