Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 25 de maio de 2020

MISTÉRIOS DO EVANGELHO Décimo Mistério

Jesus e a Lei

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição
Esta afirmação “categórica” de Jesus, faz, poderíamos dizer, todo o sentido. Ele nunca poderia revogar um Lei dada por Seu Pai, directamente, a Moisés no monte Sinai.
Só que, com o passar dos séculos, esta mesma Lei - que deveria ser intocável na sua essência – foi sendo alterada pelos escribas e chefes do povo de Israel, que foram acrescentando regras e obrigações da sua lavra, num autêntico amontoado legislativo que constituia um pesado fardo para o povo.
Compreendemos que, este povo era rude e iletrado e, naqueles recuados tempos, quase bárbaro, o que, de certa forma, pode levar os chefes a “apertarem” o jugo que, na sua opinião, era fundamental para a unidade da nação.
Ao longo do Capítulo V do Evangelho escrito por São Mateus, Jesus Cristo vai explicando, com meridiana clareza, o verdadeiro sentido do enunciado na Lei Divina.
Podemos – claramente – perceber que a Sua intenção é centrar definitivamente a Lei dada a Moisés nos dois primeiros Mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
De certa forma, colocar a “intenção” de Deus Pai centrada no AMOR, AMOR, este que tinha sido esquecido, posto de lado.
Por isso mesmo acaba o Seu “discurso”  com a declaração do MANDAMENTO DO AMOR: «sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste» que, na verdade quer dizer: Amai como Vosso Pai e Eu vos amo.
Mandamento impossível de cumprir?
Podemos pensar que, talvez, sim… dadas as nossas limitações e fragilidades, mas, Cristo não pode – nunca o fará – pedir algo impossível de cumprir porque sabe e conhece muito melhor que nós, essa limitações e fragilidades, e, portanto, o que na verdade nos diz é que nos esforcemos com ânimo e confiança em consegui-lo.
Ânimo para perseverar, confiança n’Ele que nuncanos faltará com o que nos possa faltar.
Daí que, nos será muito conveniente pedir com insistência humilde mas confiada:
“Senhor, ajuda-me a ser perfeito, a ser santo, a fazer quanto posso para Te seguir e levar a cabo os Teus desejos e Amabílissima Vontade.” (AMA, Orações pessoais)
(AMA, 2020)

Sem comentários: