Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 9 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

22º Dia. Quinta-feira da Semana Santa, 9 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 13, 1-15)

Amou-os até ao fim

“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, ele que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”

É impressionante esta introdução joanina ao conhecido episódio do lava-pés, que se costuma reproduzir na Missa da Ceia do Senhor que, em condições normais, se celebra na tarde da Quinta-feira Santa.

É também neste último dia da Quaresma, que hoje termina para se dar início ao Tríduo Pascal, que se celebra a Santa Missa Crismal, a que preside o Bispo da diocese, com todo o seu presbitério, que renova o seu compromisso de serviço pastoral. Mesmo que este ano uma tal concelebração eucarística não seja possível, não deixemos de rezar hoje, muito especialmente, pelo nosso Bispo e por todos os sacerdotes que, unidos a ele, exercem o ministério sacerdotal no âmbito da nossa diocese. Que o Senhor conceda à Igreja local e universal a graça de muitos sacerdotes santos!

Na iminência da sua paixão e morte, Jesus não pensa em si mesmo, nem reserva nenhum tempo pessoal para se preparar para aquela tão dura provação a que, dentro de poucas horas, seria submetido. Aos condenados à morte, é-lhes dado algum tempo de preparação, em que até podem disfrutar de uma refeição à sua escolha. Mas Jesus não pediu nem quis nenhum tempo para Ele, para o seu descanso, para escrever o seu testamento, as suas últimas vontades ou qualquer outro propósito pessoal. Só tem um propósito: servir! E, por isso, como escreve São João, “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”.

Servir é, também, o nosso único objectivo nesta vida ou, pelo contrário, mais do que servir, queremo-nos servir dos outros e dos bens da terra para o que nos dá mais prazer?! Vivemos a nossa vida cristã ao serviço de Deus e dos outros, ou de nós próprios?! Amamos, com obras e de verdade, aqueles com quem convivemos, ou a nossa caridade é apenas retórica e sentimental?!

Intenções para os mistérios luminosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - O Baptismo de Jesus no Jordão. Foi pela graça do Baptismo que fomos feitos filhos de Deus. Rezemos pelos nossos pais, em cuja fé fomos baptizados, e padrinhos, pedindo a Deus a graça de sermos sempre fiéis a esse compromisso de vida cristã.

2º - A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná. São Paulo considerava o matrimónio cristão um grande sacramento. Peçamos a Deus por todos os cristãos que vivem em situações irregulares, para que possam um dia receber a graça deste sacramento.

3º - O anúncio do Reino de Deus como convite de Jesus à conversão. Pelo Sacramento da Confirmação, fomos constituídos apóstolos de Cristo no meio do mundo. Sejamos fiéis a essa missão!

4º - A Transfiguração de Jesus. A dor transfigura os doentes, mas a graça da Santa Unção dá consolo e fortaleza. Que Nossa Senhora os ampare e defenda!

5º- A instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal. Jesus escondido está muito só nos nossos sacrários. Rezemos este mistério em desagravo pelas ofensas ao Santíssimo Sacramento.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: