Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 6 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

19º Dia. Segunda-feira da Semana Santa, 6 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 12, 1-11)

A casa ficou cheia de perfume do bálsamo

A ceia de Betânia manifesta, de forma esplêndida, a gratidão de Maria, pelo dom da ressurreição de Lázaro. Na realidade, a “libra de bálsamo feito de nardo puro”, mesmo que avaliada em “trezentos dinheiros” pela avareza de Judas Iscariotes, pouco era se comparada com a graça da vida de seu irmão. Na verdade, nunca poderemos retribuir a Deus tudo o que somos e temos e, por isso, as nossas acções de graças são sempre manifestamente insuficientes.

O que parece pouco para uma pessoa piedosa, pareceu excessivo para uma alma taquenha e avarenta, como a de Judas Iscariotes. A sua crítica, aparentemente cheia de bom-senso e, até, de sentido social, no fundo era uma requintada hipocrisia. Como esclarece o apóstolo evangelista, aquele seu reparo foi feito “não porque se importasse com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, roubava o que se lançava nela.”

Também nós, discípulos de Jesus como Judas, podemos cair nesta tentação. Quando nos parece que a Missa é excessivamente demorada, ou quando não temos tempo para rezar, na realidade não é a Eucaristia que é longa demais, nem o tempo que nos falta – temos exactamente o mesmo tempo do que qualquer outra pessoa! – mas o amor. E, quando falta amor, é porque sobra egoísmo e, por isso, não queremos dar a Deus o ‘nosso’ tempo.

Um propósito: ser esplêndido com Deus. Se podemos, devemos contribuir para a riqueza do culto, na certeza de que nunca exageraremos: qualquer coisa, por melhor que seja, é sempre paupérrima para Nosso Senhor! Mas também no nosso arranjo pessoal e, sobretudo, no nosso tempo: que bom seria que, da mesma forma como os namorados fazem tudo para se verem e demoram muitíssimo as suas despedidas, também nós tivéssemos uma santa impaciência para estar com o Senhor, no Pão e na Palavra, na Eucaristia e na oração, e, já agora, uma santa preguiça para O deixar!

Intenções para os mistérios gozosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Neste momento, Deus está a chamar muitos jovens para que O sigam, como os apóstolos e as santas mulheres. Rezemos por eles!

2º - A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Aqueles que, tendo correspondido ao chamamento de Deus, estão agora em período de especial formação, precisam da nossa oração, para que se mantenham firmes no seu santo propósito.

3º - O nascimento de Jesus em Belém. No princípio da história de uma vocação, há sempre muito entusiasmo, mas há que perseverar no caminho, não por entusiasmo, mas por amor. Rezemos para que todos os chamados sejam fiéis ao amor de Deus.

4º - A apresentação de Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora. Embora anciãos, Ana e Simeão mantinham-se vibrantes e em oração. Que o Senhor não permita tibieza na vida religiosa ou sacerdotal.

5º - O Menino Jesus perdido e achado no templo. As crises vocacionais são inevitáveis, mas todos os que procurarem Jesus, pela
oração e sacrifício, não deixarão de O encontrar, se forem fiéis à sua vocação. Rezemos pela fidelidade de todos os operários da vinha do Senhor.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: