Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 5 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

18º Dia. Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, 5 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Mt 26, 14-75. 27, 1-66)

Chorou amargamente

Jesus tinha prevenido os apóstolos da traição de Judas e também da tripla negação de Pedro. Tudo aconteceu, com efeito, como o Senhor tinha profetizado, não obstante os protestos de fidelidade do príncipe dos apóstolos.

Chama a atenção que dois dos mais próximos amigos de Jesus O tenham traído, no momento em que Ele mais precisava da sua lealdade. Nem sequer se pode dizer, em sua defesa, que foram apanhados desprevenidos porque, pelo menos três vezes, Jesus lhes tinha anunciado a sua paixão e morte na Cruz.

Seria um erro, e um farisaísmo, pensar que foram os outros – os judeus, os romanos, Anás e Caifás, Pôncio Pilatos, etc. – que mataram Jesus. Na realidade, fomos nós, os seus amigos, que tantas vezes O traímos. Cada pecado nosso é como se disséssemos que crucificassem Jesus de Nazaré. Cada vez que nos envergonhamos de ser discípulos de Jesus, fazemos nossa a tripla traição de Pedro.

Que distingue as duas traições? Qual foi mais grave: a de Judas ou a de Pedro? Só Deus sabe, mas se maior era a responsabilidade do primeiro Papa, maior foi também a sua culpa. Mas o pecado de Pedro levou-o à contrição e à vida, enquanto que a traição de Judas o levou ao desespero e à morte: “Pedro lembrou-se da palavra que lhe tinha dito Jesus: ‘Antes de cantar o galo, três vezes me negarás.’ E, tendo saído para fora, chorou amargamente.”

Que a leitura meditada da paixão e morte do Senhor nos leve à contrição pelas nossas traições, porque, por graves e numerosas que tenham sido, maior é o amor de Jesus e a misericórdia de Deus. E, com a consciência purificada pelas lágrimas do nosso arrependimento, iniciemos confiantes a Semana Santa, aguardando com jubilosa expectativa, a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Intenções para os mistérios gloriosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A Ressurreição de Nosso Senhor. A gloriosa vitória de Cristo sobre o pecado e a morte é fundamento da nossa fé. Peçamos ao Senhor a graça de uma fé esclarecida e operativa!

2º - A Ascensão de Jesus aos Céus. A vida humana não tem na terra o seu fim, mas no Céu. Rezemos para que todos os cristãos vivam desprendidos dos bens da terra e empenhados em alcançar a glória eterna.

3º - A vinda do Espírito Santo. Fechados no cenáculo por medo aos judeus, os apóstolos foram impelidos, pela graça do Espírito Santo, para a missão. Que o Paráclito converta os nossos respeitos humanos em audácia apostólica.

4º - A Assunção de Nossa Senhora. Por duas vezes, Jesus disse que sua Mãe ouvia a Palavra de Deus e a punha em prática. Que Maria nos ensine a ler, meditar e praticar a Sagrada Escritura.

5º - A coroação de Maria Santíssima. Porque se fez serva, Nossa Senhora foi elevada à dignidade de Rainha do Céu e da terra. Peçamos a Maria que renove em nós a alegre disposição de a todos servir com amor.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: