Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 30 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

43º Dia. Quinta-feira da terceira semana da Páscoa, 30 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 6, 44-51)

Ninguém pode vir a Mim!

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: ‘Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia.” Como é que Nosso Senhor pode dizer que ninguém pode ir a Ele se, ainda ontem, a todos dizia: “Vinde a Mim”! (cf. Mt 11, 25-30)?!

A resposta é clara: o dom da fé não pode ser alcançado pela razão, nem pela força da vontade, nem sequer pelas boas obras. É uma graça de Deus e, por isso, como explicou Nosso Senhor, ninguém O pode conhecer, se tal não lhe for dado pelo Pai do Céu: “Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer”.

Uma manifestação muito comum da soberba humana é pensar que podemos fazer tudo, ou que basta nos propormos um objectivo, para que o alcancemos. Com certeza que é muito bom que sejamos activos e procuremos pôr todos os meios necessários para alcançar o que de bom pretendemos. Muitas vezes, esses meios materiais e humanos serão suficientes, mas as obras de Deus fazem-se com meio sobrenaturais, que não estão ao alcance da nossa razão e da nossa vontade.

Que posso fazer eu para que aquela pessoa acredite em Cristo?! Que posso eu fazer para que O ame? A que meios posso recorrer para que se converta?! Ou para que não se desvie do bom caminho? Ou, tendo-se extraviado, como o filho pródigo, regresse à casa paterna sem mais demora?!

Em termos humanos, talvez não possa fazer quase nada, porque mesmo o discurso mais persuasivo e as lágrimas mais sinceras e pungentes são insuficientes. Mas todos os cristãos temos uma arma secreta que, essa sim, é sempre eficaz: a oração.

Por isso, quando alguém não corresponde à graça que para ela pedimos a Deus, não é só ela que fracassa, mas nós também, porque a sua não conversão pode ser sinal da insuficiência, ou imperfeição, da nossa fé e da nossa oração.

O Senhor prometeu que a oração, quando verdadeira e perseverante, como justa e insistente foi a súplica da pobre viúva ao juiz iníquo, é sempre eficaz. Devemos rezar sempre, até alcançar o bem pedido e, depois também, em acção de graças. 
  
Intenções para os mistérios luminosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - O Baptismo de Jesus no Jordão. João Baptista considerava-se indigno de baptizar Cristo, mas Jesus disse que ele era o maior, entre os nascidos de mulher. Peçamos a Nossa Senhora que nos conceda a humildade de instrumentos.

2º - A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná. A primeira resposta de Jesus a Maria parecia negativa, mas como sua Mãe insistiu, o milagre aconteceu. Que Nossa Senhora nos ajude a ser perseverantes na oração.

3º - O anúncio do Reino de Deus como convite de Jesus à conversão. A melhor oração pela conversão dos outros é a nossa própria conversão. Que Maria nos alcance essa graça!

4º - A Transfiguração de Jesus. Que o Senhor console os que estão a passar por um deserto espiritual, para que a aridez que sofrem os não afaste da vida de oração. 

5º- A instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal. Não basta ir à Missa, ou assistir à Missa, ou participar na Missa! É preciso vivê-la, não só no momento da sua celebração, mas durante as 24 horas do dia.    

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: