Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

42º Dia. Quarta-feira da terceira semana da Páscoa, 29 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Mt 11, 25-30)

Vinde a Mim todos!

Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.

A todos chama o Senhor à santidade e ao apostolado na Igreja e, por isso, a todos chama também à oração, porque a santidade e o apostolado não são possíveis sem oração.

Muitas vezes se pensa que a oração é carga, pesada obrigação. Quando, já cansados, descobrimos ao fim do dia que ainda nos falta alguma prática de piedade, quantas vezes deixamos escapar um gesto de contrariedade! Outras vezes, o que é pior, achamos que o nosso cansaço é desculpa suficiente para omitir a oração…

Que pensaríamos de alguém que visse uma conversa connosco como um fardo, um custoso dever?! Decerto, que essa pessoa não era nossa amiga de verdade, porque os que verdadeiramente se amam, procuram ver-se e falar-se. Se não temos a mesma atitude em relação à oração, é decerto porque ainda não amamos suficientemente o Senhor. Também por isso, temos ainda mais necessidade de rezar.

Uma vez, uma rapariga jovem soube que um rapaz estava interessado nela. Confidenciou a uma amiga que o não amava, mas que, se o conhecesse melhor, talvez se apaixonasse por ele. O que era provável em relação àquela incipiente relação humana, é garantido quando se trata do Senhor: não é possível conhecê-Lo e não O amar! Não é possível amá-l’O e não desejar estar com Ele na oração!

Se alguma vez nos passar pela cabeça a ideia – melhor seria dizer, a tentação – de adiar ou omitir a oração, com a desculpa de que estamos cansados, que surja de imediato um acto de contrição, no renovado propósito de não faltar, nem adiar esse encontro com Nosso Senhor, até porque essa infeliz disposição é sinal, precisamente, de que temos mais necessidade da oração. E tenhamos sempre por certo que essa é, também humanamente, a melhor resposta ao nosso cansaço, porque é n’Ele que encontramos descanso para a nossa alma.

Intenções para os mistérios gloriosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A Ressurreição de Nosso Senhor. Quando Cristo ressuscitado encontra a chorosa Maria Madalena, a tristeza dela converte-se numa imensa alegria. Não é verdade que a nossa tristeza é, muitas vezes, sinal de falta de oração? Peçamos ao Senhor esse dom.

2º - A Ascensão de Jesus aos Céus. Se pedimos e não obtemos, é porque pedimos coisas más, ou pedimos mal. Senhor Jesus, ensina-nos a orar!

3º - A vinda do Espírito Santo. O Paráclito inspira-nos sempre, para que saibamos o que devemos dizer. Ao rezar, peçamos ao Espírito Santo que nos inspire.

4º - A Assunção de Nossa Senhora. Maria rezava com a mente e o coração, mas rezava também com as obras. Senhor, faz com que a nossa oração também seja operativa.

5º - A coroação de Maria Santíssima.  Ante a missão que lhe é confiada pelo Anjo, Maria responde com a humildade do serviço, como à graça da sua coroação, respondeu com gratidão, que é outra manifestação de humildade. Saibamos ser agradecidos, a Deus e aos outros!

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: