Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 11 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

24º Dia. Sábado Santo, 11 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Mt 28, 1-10)

A Jesus, por Maria!

O Sábado Santo é um dia alitúrgico, na medida em que, como na sexta-feira santa, não se celebra a Missa mas, ao contrário de ontem, também não está prevista qualquer outra celebração. Em silêncio e oração, a Igreja vive o luto da morte do seu Senhor, na esperança da sua prometida ressurreição.

Mas é tal a ânsia que a humanidade tem pela graça da vida, que a Igreja antecipa a celebração litúrgica da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo para a véspera do domingo de Páscoa. Esta celebração noturna, que recebe o nome de Vigília Pascal, é a mais importante e significativa celebração de toda a liturgia da Igreja.
Na intensa sobriedade que caracteriza a liturgia católica, a escuridão inicial, em que estão mergulhados os templos em que esta vigília se celebra, dá depois lugar a uma explosão de luz, que é a própria luz de Cristo! E, ao brilho dessa luz, voltam a ressoar os Aleluias que, desde o início, já longínquo, da Quaresma, se tinham deixado de ouvir. Ouvem-se então campainhas de júbilo, soam os coros, recitam-se hossanas e é como se toda a humanidade e, com ela, toda a criação, gritasse a alegria da ressurreição de Jesus Cristo Nosso Senhor!

Que bom dia para permanecer junto de Maria, secando as suas lágrimas de dor e saudade, na certeza inabalável da ressurreição de Jesus. Agora, por graça que nos foi concedida do alto da Cruz, ela já não é apenas a Mãe de Deus, a Mãe do Nosso Senhor: em João, a todos nos foi dada como Mãe para que, do mesmo modo como esteve ao lado de Jesus, nos momentos do seu nascimento e morte, também nos acompanhe em toda a nossa vida e, depois, nos leve com Ela, para o Céu!

Intenções para os mistérios gozosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Como deveriam consolar a Nossa Senhora as palavras ditas pelo Anjo na Anunciação: “o seu reino não terá fim”! Saibamos, nós também, consolar todos os que sofrem, no seu corpo ou alma.
2º - A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Já grávida, Maria vai socorrer sua prima Isabel, nas vésperas do nascimento de João Baptista. Que Nossa Senhora nos ensine a esquecermo-nos de nós próprios, para podermos servir o nosso próximo.
3º - O nascimento de Jesus em Belém. Outra vez o desconsolo e a solidão de Belém, mas agora sem o apoio de José. Rezemos por todos os viúvos, para que Maria preencha a sua solidão.
4º - A apresentação de Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora. Tinham-se cumprido as palavras proféticas de Simeão, de que Jesus seria “sinal de contradição”. Porque acreditou, não desesperou. Que Maria anime todos os que sofrem contradição.
5º - O Menino Jesus perdido e achado no templo. Aqueles três dias de sofrimento foram, depois, recompensados pela alegria do reencontro. Rezemos para que Nossa Senhora a todos conceda a graça da alegria e do bom humor.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: