Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 10 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

23º Dia. Sexta-feira Santa, 10 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 18, 1-40. 19, 1-42)

A quem buscais?

“Sabendo Jesus tudo o que Lhe ia acontecer, adiantou-Se e perguntou-lhes: ‘A quem buscais?’. Eles responderam-Lhe: ‘A Jesus o Nazareno’. Jesus disse-lhes ‘Sou Eu’.”

O que aconteceu há dois mil anos, está sempre a acontecer: de certo modo, todos os homens, de todos os tempos, procuram Jesus.

Procuram-no os que, como os fariseus, de novo, O querem acusar e eliminar, incapazes de se converterem àquele cuja condição divina foi atestada por portentosos milagres.

Procuram-no aqueles que, como Pôncio Pilatos, O querem matar, para se desembaraçarem de alguém que se opõe aos seus mesquinhos calculismos e propósitos de um carreirismo sem escrúpulos.

Procuram-no aqueles que, como Judas, d’Ele se querem servir para conseguir um valioso resgate, comprado pelo preço de uma ignominiosa traição, perpetrada na hipocrisia de um beijo.

Procuram-no aqueles que, como o bom ladrão, desfeita a última esperança humana, sabem que só n’Ele podem encontrar o caminho que conduz ao paraíso.

Procuram-no aqueles que, como a mulher pecadora, beijaram e lavaram com as suas lágrimas os pés do divino Crucificado. Aqueles que muito pecaram, mas mais amaram, foram por isso mais perdoados também.

Procuram-no aqueles seus discípulos que, como João, souberam perseverar até ao fim, junto do seu Senhor.

Procuram-no aqueles que, como Maria, sua Mãe santíssima, souberam desaparecer na hora dos triunfos e dos aplausos, mas aparecem na hora tremenda dos insultos e da humilhação na Cruz.

“Quando Jesus lhes disse: ‘Sou Eu’, recuaram e caíram por terra”. Repetindo, de algum modo, este gesto, os celebrantes da paixão de Cristo, que hoje substitui a celebração eucarística, prostram-se no chão, em sinal de contrição e de adoração.

Senhor Jesus, faz que eu, pecador, também me prostre hoje a teus pés, e nas lágrimas da minha contrição, lave os meus pecados e as ofensas do mundo inteiro, para que, contigo, possa, com todos os meus irmãos, ressuscitar para a vida da graça!

Intenções para os mistérios dolorosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A oração de Jesus no horto. Naquela sua última oração ao Pai, Jesus reza por si mesmo, reza pelos seus apóstolos, mas reza também por todos aqueles que haviam de crer n’Ele. Neste mistério, façamos nossa a oração de Jesus.
2º - A flagelação de Jesus. Se nós não existíssemos, nem os nossos pecados, a flagelação do Senhor teria sido menos cruel, porque havia menos faltas pelas quais expiar. Que estas dez Avé-Marias sejam em desagravo dos nossos pecados.
3º - A coroação de espinhos. À burla dos soldados que troçaram da realeza de Cristo, devemos responder com a nossa adoração do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.
4º - Jesus com a cruz às costas. Em toda a paixão de Nosso Senhor, não se Lhe ouve uma queixa, um protesto, uma lamúria. Senhor, ensina-me a amar assim!
5º - Jesus morre na Cruz. Se Jesus morreu para nos dar a vida sobrenatural, saibamos também nós morrer para o pecado, para podermos, com Ele, viver na graça e, depois, na glória.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: