Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 1 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

14º Dia. Quarta-feira da V Semana da Quaresma, 1 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 8, 31-42)

Sereis realmente livres

“Naquele tempo, dizia Jesus aos judeus que tinham acreditado n’Ele: ‘Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’.” Que estranha esta promessa do Senhor: como é que alguém pode ser verdadeiramente livre sendo discípulo de um Mestre?! É próprio do professor exercer autoridade sobre os seus alunos e, por isso, ser discípulo de alguém parece o contrário de ser livre.
Ser livre não é fazer aquilo que se quer, mas querer aquilo que nos faz felizes. Os seres humanos mais livres são os santos que estão no céu e, no entanto, não podem deixar de amar cada vez mais a Deus. Os seres humanos menos livres são os condenados no inferno e, no entanto, fazem o que querem porque, desgraçadamente, já não podem deixar de odiar a Deus, nem a si mesmos e aos outros.

Jesus não fala de uma liberdade qualquer, mas da liberdade na verdade. Ser livre é conhecer a verdade que Ele próprio é e amar o sumo bem que Deus é. Não depende de nós conhecer a verdade, nem amá-la: por isso, precisamos da fé, para crer na Verdade que é Cristo Nosso Senhor e sermos seus discípulos; e da caridade, para querer o que é o nosso bem e que nem sempre a nossa pouca inteligência e fraca vontade percepciona como tal.

Não basta conhecer a Verdade que é Cristo, nem amar o Bem que Deus é. Aos judeus, que se diziam filhos de Abraão, Jesus diz: “Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.” Se somos, pelo nosso Baptismo, filhos de Deus, façamos então as obras de Deus. Essa vivência da verdade na caridade é o que São Paulo muito certeiramente chamava a liberdade gloriosa dos filhos de Deus.

Intenções para os mistérios gloriosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A Ressurreição de Nosso Senhor. Jesus Cristo disse: “Se o Pai me ama, é porque dou a minha vida para outra vez a assumir. Ninguém ma tira mas eu, por mim mesmo, a dou, e tenho poder de a dar, e tenho poder de a reassumir” (Jo 10, 17-18). Que a nossa entrega seja generosa e voluntária, nunca servil ou lamurienta: Deus ama quem se dá com alegria!

2º - A Ascensão de Jesus aos Céus. Junto do Pai, Nosso Senhor intercede por nós. Embora no Céu, continua perto de todos, porque Ele prometeu que estaria connosco “todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28, 20). Que temes, alma de pouca fé?

3º - A vinda do Espírito Santo. Jesus, quando prometeu a vinda da terceira Pessoa da Santíssima Trindade, disse que a nós convinha que Ele fosse, porque ficámos a ganhar a vinda do Espírito Santo. Que o Senhor aumente em nós a devoção ao Espírito Santo!

4º - A Assunção de Nossa Senhora. Maria subiu ao Céu porque era humilde, porque os humildes serão exaltados, enquanto os soberbos serão humilhados. Se fui humilhado, é porque sou soberbo; mas se não me zango nem entristeço, serei exaltado. Senhora, ensina-nos a sabedoria da humildade!

5º - A coroação de Maria Santíssima. Enquanto Mãe, Nossa Senhora tudo quer dar aos seus filhos e, enquanto Rainha, tem esse poder: que cada Avé Maria desta dezena seja uma flor no regaço da Nossa Rainha e Mãe do Céu.
Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: