Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 28 de março de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

10º Dia. Sábado, 28 de Março de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 7, 40-53)

É o Messias!

“Naquele tempo, alguns que tinham ouvido as palavras de Jesus diziam no meio da multidão: ‘Ele é realmente o Profeta’. Outros afirmavam: ‘É o Messias’.”

Na iminência da paixão e morte de Nosso Senhor, agudiza-se a tensão a propósito da sua verdadeira identidade: enquanto uns pensam que é apenas mais um profeta – este foi também o parecer da multidão sondada em Cesareia de Filipe (cf. Mt 16, 13-14) – outros, mais perspicazes, reconhecem que Jesus é verdadeiramente o tão esperado Messias.

A confissão de Pedro foi ainda mais audaz, porque revelação do Pai e, por isso, ele pode testemunhar que Jesus “é o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16, 16). Foi porque o disse, que Jesus de Nazaré foi condenado à morte, por blasfémia, pelo Sinédrio, quando blasfema teria sido a negação desta verdade de fé. Ser cristão é reconhecer, não apenas intelectualmente, nem afectivamente, que Cristo é o Messias.

Ter fé não é apenas concordar com os ensinamentos de Nosso Senhor, nem amar muito Jesus de Nazaré, mas fazer d’Ele o Caminho, a Verdade e a Vida. Por isso, Ele não pediu aos seus primeiros discípulos que assinassem um programa ideológico, nem que sentimentalmente se unissem a Ele, mas que O seguissem, ou seja, fizessem da vida d’Ele a sua própria vida.

Os guardas que o deviam ter detido, não conseguiram fazê-lo, porque “Nunca ninguém falou como esse homem”. Mas “os fariseus replicaram: ‘Também vos deixastes seduzir?’”.

Razão tinham aqueles soldados, pois dois mil anos depois, ninguém consegue ficar indiferente às palavras de Jesus. Queira Deus que cada um de nós, pela diária leitura e meditação da Palavra de Deus, se deixe por elas seduzir, para depois as testemunhar, com obras e palavras.

Intenções para os mistérios gozosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Maria acolheu a mensagem do Anjo, disponibilizando-se de imediato para a missão que lhe foi confiada por Deus. Peçamos a Nossa Senhora que faça suas as petições do Papa Francisco e dos nossos Bispos, e por elas interceda junto de Deus.

2º - A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Que comovedora a oração e a bênção do Papa Francisco, urbi et orbi, para a cidade e para o mundo! Procuremos meditar as palavras do Santo Padre, para melhor as assimilar e transmitir.

3º - O nascimento de Jesus em Belém. A praça de São Pedro deserta e a homónima basílica estranhamente vazia pareciam reproduzir a solidão de Cristo, em Belém e na Cruz. Rezemos para que esta Páscoa seja ocasião para o nascimento de uma nova esperança para toda a humanidade.

4º - A apresentação de Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora. Mais tarde, Jesus voltará ao templo, para dele expulsar os vendilhões. Que este tempo penitencial seja também propício à irradicação da hipocrisia nos nossos corações.

5º - O Menino Jesus perdido e achado no templo. Quantos cristãos, confusos, perplexos, desorientados. Que Maria, Sede da Sabedoria, dê ciência e zelo a todos os pastores da Igreja, para que orientem, na verdade e caridade, as ovelhas que lhes foram confiadas.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: