Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 27 de março de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

9º Dia. Sexta-feira, 27 de Março de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 7,1-2. 10. 25-30)

Aprender a ser igreja doméstica

“Naquele tempo, Jesus percorria a Galileia, evitando andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte”. Não obstante esta inicial atitude de Cristo, não só os seus parentes mas também Ele subiu a Jerusalém. “Diziam então algumas pessoas de Jerusalém: ‘Não é este homem que procuram matar? Vede como fala abertamente e não Lhe dizem nada.’”

A primeira atitude de Nosso Senhor é de prudência: evita estar na Judeia, onde já era procurado por aqueles que O queriam matar. Também nós devemos ser prudentes, nas actuais circunstâncias, acatando as indicações das competentes autoridades sanitárias. Proceder de outro modo não seria apenas um possível crime, mas também um pecado, porque o quinto mandamento da Lei de Deus a todos obriga preservar a própria vida e a dos semelhantes, evitando comportamentos de risco.

O regresso à Galileia era, para Jesus, um voltar à sua vida familiar em Nazaré. Para muitos cristãos, o obrigatório recolhimento caseiro é também uma extraordinária ocasião para uma mais intensa vida de oração, pessoal e familiar.

Que bom seria que os pais aproveitassem esta circunstância para enriquecer a vida cristã das suas famílias! Que bom seria que os pais e filhos ganhassem o hábito de rezar em família, unidos ao Santo Padre, que hoje nos concede a sua bênção, com possibilidade de lucrar a indulgência plenária! Que bom seria que, neste período de necessária interrupção da catequese paroquial, os pais falassem ‘abertamente’ de Jesus aos seus filhos, não apenas com a sua palavra, mas sobretudo com o seu exemplo e vida cristã!

Que Jesus, Maria e José abençoem todas as nossas famílias, para que sejam imagem e semelhança da Sagrada Família de Nazaré!

Intenções para os mistérios dolorosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A oração de Jesus no horto. Enquanto Jesus reza sozinho, os apóstolos dormem. Esta sua sonolência é prenúncio da sua traição, porque abandonar a oração é pôr-se em ocasião de cair na tentação.

2º - A flagelação de Jesus. De pouco ou nada serve a curiosidade em relação às notícias sobre a actual pandemia, se não for para rezar pelos doentes e sufragar os mortos.

3º - A coroação de espinhos. Pior do que o sofrimento físico, é, certamente, o moral. Rezemos para que todos os que agora padecem, no corpo ou na alma, descubram, em Cristo, o valor redentor do sofrimento humano.

4º - Jesus com a cruz às costas. Ao abraçar a Cruz, Jesus, carpinteiro, terá recordado os anos vividos na oficina de Nazaré. É no trabalho que Cristo nos espera, para que o saibamos realizar com o mesmo amor com que Jesus carregou a Cruz.

5º - Jesus morre na Cruz. Na iminência da sua morte, Jesus não pensa n’Ele, mas em sua Mãe e no discípulo amado. Rezemos pelas mães que perderam os seus filhos, pelos casados que perderam os seus cônjuges e pelos filhos que ficaram órfãos.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: