Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 23 de março de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta de oração, pessoal e familiar, para cada dia.

5º Dia. Segunda-feira, 23 de Março de 2020

Meditação:

Mais e melhor

O evangelista diz que a cura do filho do funcionário real foi “o segundo milagre que Jesus realizou ao voltar da Judeia para a Galileia”, porque fora também nessa região, mas em Caná, que Jesus “convertera a água em vinho” (Jo 4, 43-54).

Ante a doença de seu filho, aquele pai angustiado foi ter com Jesus, a quem pediu “que descesse a curar o filho, que estava a morrer”. Há fé nesta petição, mas também alguma incredulidade, na medida em que supõe que só o contacto físico do Mestre com o doente é capaz de o curar. Mas essa sua pretensão era humilde e, por isso, mesmo não tendo o Senhor descido com ele a sua casa, se dispôs a conceder-lhe essa graça.

O funcionário real “acreditou nas palavras que Jesus lhe tinha dito e pôs-se a caminho: Já ele descia, quando os servos vieram ao seu encontro e lhe disseram que o filho vivia”. Depois, o pai confirmou que a cura acontecera no preciso momento em que o Senhor lhe tinha dito que o seu pedido seria atendido.

Quando um mendigo pediu a Alexandre Magno uma esmola, este fê-lo senhor de cinco cidades. O pobre reagiu com estupefação ao tão desproporcionado dom, mas o imperador respondeu-lhe: Tu pedes como quem és, mas eu dou como quem sou!

Ter fé é acreditar que o Senhor ouve sempre as nossas orações e, mais ainda, que as atende quando e como Lhe parece melhor. Não nos cabe a nós determinar o modo, nem o tempo. Mas há uma certeza que devemos ter sempre: se o Senhor não nos concede o que Lhe pedimos, é porque nos quer dar algo ainda melhor.

Intenções para os mistérios gozosos do Rosário de Nossa Senhora:

1º - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Quantas crianças não chegam a nascer, muitas vezes porque são as próprias mães que impedem o seu nascimento. Maria, mesmo não sabendo ainda qual seria a reação de São José àquela inesperada gravidez, não temeu. Rezemos por todas as grávidas, para que vençam o temor na certeza do amor de Deus.

2º - A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Apesar de grávida, Nossa Senhora não pensou em si mesma, mas na prima a que podia ajudar na etapa final da sua gravidez. Peçamos a Deus por todos os profissionais de saúde, para que sejam uma ajuda e uma esperança para todas as mães, sobretudo as mais necessitadas.

3º - O nascimento de Jesus em Belém. Recém-nascido, o filho de Deus não teve direito a um berço de oiro, como era devido à sua condição régia e divina, mas uma simples manjedoura. Que Nosso Senhor ampare todas as famílias que vivem em situações precárias e lhes conceda a graça de uma habitação digna.

4º - A apresentação de Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora. Apesar de saberem que Jesus é o Filho de Deus e, por isso, não carecia de nenhuma graça, Maria e José apresentaram-no, sem demora, no templo de Jerusalém. Que todos os pais cristãos peçam, quanto antes, a graça do Baptismo para os seus filhos recém-nascidos.

5º - O Menino Jesus perdido e achado no templo. Jesus perdeu-se quando acompanhou os seus pais, na sua peregrinação pascal a Jerusalém. Que todas as famílias cristãs participem, unidas, na Missa dominical, memorial e renovação da Páscoa cristã, agora por via televisiva ou outra.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: