Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Os blogues têm tendência a desaparecer

Seja porque o Facebook já desempenha um papel substitutivo muito mais dinâmico com interações permanentes, seja porque a imprensa escrita já conseguiu reagir ao quase desaparecimento do consumo em papel criando páginas online e ligações às redes sociais que foram durante anos ocupados pelos blogues.

O Twitter com a sua limitação aos 140 caracteres e ainda muito pouco usado em Portugal, tem-se revelado uma extraordinária via de comunicação obrigando a uma capacidade de síntese na escrita que numa sociedade em que tudo é ‘fast’ tem cada vez mais utilizadores.

O Instagram, o Pinterest e desde há pouco tempo o Twitter também tornaram-se veículos de transmissão de fotos e imagens muito populares com crescimento de utilizadores acentuados.

Nada substitui um bom livro, mas um bom texto de reflexão pode ser facilmente publicado no Facebook acompanhado de uma ou mais imagens ilustrativas.

A experiência do ‘Spe Deus’ confirma o que aqui deixámos escrito com número de leitores no Facebook vinte a trinta vezes superior aos do blogue, daí que optemos por deixar o link ao blogue ou à fonte publicando no entanto, independentemente do tamanho, o texto na integra deixando a liberdade ao leitor de optar pela plataforma aonde deseja ler, mas os números apontam claramente a favor do Facebook.

JPR em 2015 continuando inteiramente válida a análise feita há um ano

P.S. - Os tweets publicados no Facebook por serem curtos e incisivos atingem números muito elevados de 'gosto' e consequentemente de milhares de leitores diários com uma forte penetração em Angola e Timor.

1 comentário:

Maré alta disse...

Na verdade, o Facebook, consegue interacções permanentes, e com um número de leitores muito superior ao Blog.
Mas também é verdade, que o Blog, apresenta características diferentes.
O Blog, permite a escrita de um artigo fundamentado. O Faceboock, não.
Como as pessoas não tem tempo para uma leitura mais atenta. Então o facebock acaba por ir ao encontro dessa necessidade.
Contudo, considero que o Blog, ainda tem o seu papel importante, a começar pelo, SPDEUS. O Blog é mais exigente.
Poucos mas bons! Este é o lema do Blogs. Se me é permitido a brincadeira.
Sou visitante assídua do Spedeus. Quanto ao facebook, desvinculei-me à 2 anos e não sinto necessidade.
Cordialmente,