Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O exemplo de Portugal

Os opositores ao acolhimento de refugiados na Europa, desculpem mas discordo da palavra migrantes que não passa de um jogo semântico típico da hipocrisia, deveriam olhar para o exemplo de Portugal que entre 1974 e 1975 acolheu o que se estima tenham sido 500.000 retornados vindos de África.

Quarenta anos volvidos estão todos integrados e já ninguém usa a palavra retornados. Somos financeiramente pobres e poucos, mas temos um enorme coração e uma capacidade de integração e convivência exemplares. É certo, que nem tudo foi um mar-de-rosas, mas ao olharmos para trás concluímos que fizemos aquilo que alguns ricos e grandes de hoje tentam evitar colocando obstáculos ao acolhimento de refugiados oriundos do Médio-Oriente e de África.

Não se ignora os desafios que se colocam sobretudo a nível da infiltração de militantes do Estado Islâmico, mas uma rigorosa análise de cada caso permitirá separar o trigo do joio, mas como nos fala a parábola no Evangelho de Mateus (13, 29-30) deixemos vir todos os que podermos acolher e depois façamos a separação devolvendo o joio à procedência.

O cristão é intrinsecamente caridoso e irá certamente corresponder ao apelo de hoje do Santo Padre para que cada Paróquia acolha uma família e daqui a uns anos já todos, ou quase todos, se encontrarão integrados.

Assim seja!

JPR

Sem comentários: