Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Visita à St. Paul's Grotto na cidade de Rabat na zona Sul de Malta (21.1.2015)

É impressionante percorrer a gruta - um espaço amplo - onde o Apóstolo das Gentes viveu durante algum tempo - talvez dois ou três anos - depois do naufrágio numa ilhota - que hoje se chama St. Paul's Island - que pouco mais é que um rochedo inóspito separado por um braço de mar de uns 200 mts da Ilha de Malta, quando da sua viagem no ano 60 D.C. a caminho de Roma para se submeter ao julgamento por César.

(A tradição diz que foi a partir daqui que terá visitado o Sul da Península Ibérica.)

Terá fundado a primeira comunidade cristã da Ilha.

São João Paulo II esteve aqui numa das suas muitas viagens e lá está o local com o genuflexório que utilizou.
Igualmente Bento XVI aqui esteve.
O ambiente é de grande serenidade e recolhimento.

Há uma ligação a um conjunto de catacumbas que serviram de local de enterramento às primeiras comunidades cristãs.

A gruta está no subsolo do Palácio Wignacourt, construção magnífica do Século 16º que alberga um impressionante museu de pintura, pratas, paramentos e alfaias litúrgicas – algumas de riqueza exuberante – e vários conjuntos de mobiliário antiquíssimo, algumas peças indo-portuguesas e muitas outras origens.

António Mexia Alves

Sem comentários: