«À crescente falta de compreensão acerca da santidade do matrimónio a Igreja não pode responder com uma adaptação pragmática ao que parece inevitável, mas apenas com confiança plena no Espírito de Deus, para que possamos conhecer o que Deus nos doou».
«Acolher na fé o dom que o próprio Deus prepara é o primeiro e fundamental passo promover na vida a pessoa, o matrimónio e a família, para a Igreja e para toda a sociedade».
«O verbo fundamental que qualifica o nosso trabalho (N. ‘Spe Deus’: Congregação para a Doutrina da Fé) é o verbo promover».
«Hoje a fé é melhor defendida promovendo a doutrina» (cfr. Paulo VI) precisamente para permitir a sua luz brilhar com todo o seu esplendor, é necessário promover, tutelar e guardar a integridade da doutrina, seja no professar a fé, seja na prática concreta da vida».
«Aliás, a sã doutrina não é uma teoria abstrata de alguns especialistas, mas a palavra de Deus colocada na boca da Igreja, suscita a fé, sem a qual não é possível agradar a Deus».
(D. Gerhard Ludwig Müller no discurso durante a audiência com o Santo Padre em 31.01.2014, com seleção de excertos e tradução do italiano a partir do ‘L’Osservatore Romano’ de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário